Museus de Chapecó realizam Semana Paulo de Siqueira

- PUBLICIDADE -

Entre os dias 22 e 27 de Agosto de 2022 será comemorada em Chapecó a 6ª Semana Paulo de Siqueira, lançada em 2010 com o objetivo de homenagear o artista que nasceu em Soledade/RS no ano de 1949 e mudou-se para Chapecó na década de 1970, onde exerceu seu ofício até sua morte no ano de 1996. Foi na cidade de Chapecó que seu trabalho ganhou maior projeção através do projeto e execução do monumento “O Desbravador”, obra que se tornou cartão postal do município.

Além do monumento mais famoso, a cidade conta com esculturas de grande e pequeno porte confeccionadas notadamente em sucata, além de pinturas como telas e murais, que podem ser encontradas tanto em locais públicos como privados. Entre os temas abordados em seu trabalho, observamos com maior ênfase a referência ao personagem Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, cuja representação tinha relação com uma auto percepção do artista em suas obras.

Para celebrar o evento, o Setor Museológico da Fundação Cultural de Chapecó, através do Memorial Paulo de Siqueira (MPS), do Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) e do Museu Antônio Selistre de Campos (MASC), organiza atividades de divulgação e educação patrimonial voltadas ao trabalho do artista, considerado hoje como patrimônio cultural do município. Neste ano, a Semana Paulo de Siqueira integrará as festividades de comemoração do 105º aniversário de Chapecó, que ocorrerá no dia 25 de agosto. Para a programação, o acervo do Memorial Paulo de Siqueira – fechado neste momento para reforma – está exposto no prédio dos museus e ficará aberto à visitação do público espontâneo e escolar. A exposição conta com 23 esculturas de pequeno porte, sendo 22 delas confeccionadas em sucata e 01 em madeira.

As escolas que realizarem agendamento durante a semana participarão, com suas turmas, de ações educativas propostas pela equipe, direcionadas à exposição. Além disso, serão disponibilizados dois horários em todos os dias nos turnos matutino (11h) e vespertino (14h) para visita mediada ao público espontâneo que tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a obra e a trajetória do artista. Ressaltamos ainda que no feriado (25/08) e no sábado (27/08), os Museus estarão em atendimento no horário normal de funcionamento (8h às 12h e 13h às 17h30m).

Além da exposição aberta no MHAC, fará parte das comemorações da Semana Paulo de Siqueira a reinauguração do monumento “O Desbravador” no dia 25 de agosto, após as ações de reforma e manutenção que objetivam a preservação deste patrimônio material tombado pelo Decreto Municipal nº 38.545, de 27/02/2020.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC