Chapecó Descentralizada entrega 99 escrituras e vários serviços no Bormann

- PUBLICIDADE -

A entrega de 99 escrituras do Loteamento Nova Vida 2 foi uma das principais ações do Programa Chapecó Descentralizada- Prefeitura nos bairros, na manhã deste sábado. Lucas Feles e Maria Izabel Feles, ambos com 68 anos, receberam o documento das mãos do prefeito João Rodrigues e da diretora de Regularização Fundiária e Habitação, Edi Folle.

Lucas e Maria moram no local há 10 anos, tinham a posse, mas não tinham escritura comprovando que eram donos. Na casa moram o casal e uma neta.

“A casa era 6m x 6,8m, ampliei para 9mx12m, mas há anos nós buscávamos o documento, que conseguimos graças à Deus. A gente vai pagar uma parcela simbólica, de R$ 112, mas vai valorizar a nossa casa”, disse Lucas.

O prazo é de 240 meses. Sua esposa, estava emocionada e agradeceu o trabalho realizado pelas funcionárias da Prefeitura.

“Ajudaram bastante pois há quatro anos estaca correndo atrás disso. Meu Deus, eu limpei meu peito” disse.

A diretora de Regularização Fundiária e Habitação, Edi Folle, destacou que em Chapecó está acontecendo o maior mutirão de regularização da história, graças ao trabalho dos servidores municipais. São mais de 600 certidões entregues e outros 300 em andamento. Além disso foram repactuados R$ 5,5 milhões em dívidas. E quem quiser quitar parcelas não vencidas, pode fazê-las até o dia 28 de agosto.

O prefeito João Rodrigues destacou que, desde 2005, quanto assumiu seu primeiro mandato, vem dando atenção ao Bormann. Ele citou as obras de asfaltamento da sede do distrito, do acesso da linha Cachoeira, do acesso ao Rodeio do Erval, da Serrinha e anunciou mais 1,5 km até a Estância das Águas. Falou que em breve será trocada a iluminação da avenida principal por LED e, posteriormente, no restante da sede. Lembrou que a Prefeitura esteve presente com telhas, serviços e alimentação, que atenderam mais de 1,2 mil famílias.

O superintendente dos distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên, Aderbal Pedroso, destacou a estrutura de maquinário que foi disponibilizada, com seis caminhões, duas patrolas, um rolo compressor e três escavadeiras. Citou que somente nas últimas três semanas do Programa Chapecó Descentralizada, foi asfaltado 60% da sede do distrito, recolhidas 80 cargas de entulho, recuperadas estradas do interior e colocados 400 metros de tubulação.

Neste sábado pela manhã, foram oferecidos vários serviços, como cadastramento, atendimento e orientação da Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Rural, Tributos e demais secretarias.

Na Saúde foram disponibilizados medição de pressão arterial, exames diabetes, testes de HIV, Sífilis e Hepatites, além de agendamento de consultas.

O NAPA ofereceu banho e tosa, cadastramento de castração, casinhas e tratamento para pulgas e vermes.

A Fundação de Esporte disponibilizou os brinquedos e equipe da Rua de Lazer. A Fundação Cultural ofereceu apresentações artísticas. Todas as secretarias estiveram representadas na ação.

“É muito bom pois a gente veio com a família, comer pipoca, tomar chimarrão e brincar”, disse Lídio Lorenzi, que segurava no colo a cachorrinha Tita, que fez a unha com a equipe do NAPA. Cauana Kolling Lorenzi aproveitou para levar a filha do casal, Alícia, de um ano e três meses, para avaliação odontológica. E o filho mais velho,Lorenzo, de oito anos, aproveitou os brinquedos e o algodão doce. Foi um sábado especial para a comunidade do Bormann.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC