Alesc sedia exposição de pinturas sobre a Serra catarinense

- PUBLICIDADE -

“Um registro antes que se acabem as coisas.” A frase, de Jonas Malinverni, pode soar alarmante, mas é muito mais um convite para o público conferir a exposição “Planeta Serra”, que ficará aberta ao público até o dia 8 de setembro na galeria Ernesto Meyer Filho, localizada hall da Assembleia Legislativa e Santa Catarina .

A preocupação do pintor e arquiteto nascido em Lages faz sentido se for levada em conta a crescente urbanização da Serra catarinense. Mas ele mesmo reconhece que “ainda há muita coisa” para ser vista na região da Coxilha Rica. “A exposição estava programada há um tempo, mas precisou ser adiada por causa da pandemia. Alguns quadros foram vendidos e precisei repor”, conta Malinverni.

Formado em arquitetura, o artista autodidata diz que pinta deste a infância. “O pincel sempre falou mais alto do que a lapiseira”, explica. Usando a técnica de óleo sobre tela, ele criou uma coleção de quadros para revelar os cenários típicos da Serra. “Quero propor a visão da nossa região, nossa topografia, nossos costumes, a vida serrana. Características que estão acabando aos poucos. Os pinheiros, que estão virando pinus, virando em soja”, comenta.

Para Malinverni, é importante manter a cultura e os símbolos da região serrana. Na opinião dele, é algo que está tentando ser mantido por meio do turismo rural. “Mas já entra uma modernidade nisso. A minha visão é mais da coisa raiz mesmo, do homem do campo, da vida rural, das paisagens intocadas, as paisagens da Coxilha Rica, que não há mais em nenhum outro lugar do mundo”, avalia.

E em cada quadro, proliferam as cenas com araucárias, taipas e a vegetação dos sempre impressionantes cenários da Serra de Santa Catarina. Em alguns deles, está o serrano na lida diária em meio às vastas terras ora adornadas pelo contraste do azul do céu e o verde dos campos, ora cobertas pelo branco brilhante da neve e da geada, outra característica básica, porém impressionantes, da região. Para as pessoas mais velhas, acredita o artista, a sensação será de nostalgia, afinal “eles ainda lembram”. Enquanto os demais, que apenas “imaginam como é que foi antigamente”, é a oportunidade para se conhecer uma das muitas realidades de Santa Catarina.

Serviço:
O quê:
Exposição Planeta Serra, pinturas em óleo sobre tela do artista Jonas Malinverni;
Quando: De 15/08 a 08/09;
Onde: Galeria Ernesto Meyer Filho, localizada no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Fonte: Agência ALESC