Alesc vai votar criação de dia estadual de conscientização da apraxia de fala

- PUBLICIDADE -

Vai ao plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 104/2022, que prevê a criação do Dia Estadual da Conscientização de Apraxia de Fala na Infância. Aprovada por unanimidade na Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (10), a matéria estabelece que anualmente a data de 14 de maio será destinada para a divulgação sobre a doença e conscientização da população sobre a necessidade do diagnóstico precoce.

O projeto protocolado pela deputada Marlene Fengler (PSD) é voltado ao enfrentamento da doença que, normalmente, tem origem genética e gera incapacidade na programação dos movimentos musculares necessários à produção e sequência de fonemas. O problema faz com que as crianças com essa condição apresentem fala limitada ou inexistente.

O nome da doença foi padronizado e recomendado em 2007 pela American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), instituição cuja estimativa indica que uma ou duas a cada mil crianças são diagnosticadas com esse distúrbio neurológico, que afeta mais os meninos.

Fonte: Agência ALESC