- PUBLICIDADE GOOGLE-

Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais para a venda do Dia dos Pais

Neste domingo, dia 14, é comemorado o Dia dos Pais, uma das datas mais importantes do calendário nacional. Por isso, nesta semana, o Procon de Blumenau está fiscalizando os estabelecimentos comerciais da cidade para conferir se os produtos à venda estão expostos de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de conferir se as informações para pagamento à vista e também o parcelado do produto estão claras aos consumidores.

O objetivo do Procon é de garantir aos consumidores mais segurança e tranqüilidade nas compras dos presentes, alem de educar os fornecedores nas boas práticas de negociação e na prestação do serviço ao cliente, evitando ou minimizando desta forma possíveis inconvenientes.

Continua após o anúncio

O Procon de Blumenau orienta que é importante saber com antecedência o produto que deseja comprar e fazer pesquisa de preços com o foco na economia. É importante também verificar a embalagem do produto, e se ela apresenta sinais de violação para evitar o retorno ao estabelecimento comercial.

Os consumidores também devem se atentar à troca do produto, sendo que esta negociação deve ser feita previamente com o lojista em virtude de que o CDC não interfere neste tipo de transação. Ou seja, é um acordo entre as partes e não uma obrigação legal. Por isso, no momento da compra, é importante solicitar a nota fiscal do produto, o que vai dar garantias de que se houver algo errado o consumidor poderá solucionar de forma segura e legal seu problema.

Continua após o anuncio

O órgão de defesa também reforça que em relação ao pagamento as compras efetivadas com dinheiro ou cartão de débito não podem haver diferenciação no valor. Situação é diferente quando o pagamento é com cartão de crédito, já que o valor terá diferenciação.

Já nas compras pela internet, o consumidor deve analisar se realmente compensa, já que o valor do frete deve ser incluindo na negociação. Além disso, é importante conferir as ofertas anunciadas no site oficial do vendedor para evitar armadilhas. O Procon lembra ainda que nas compras efetuadas pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias para devolver o produto, independente do motivo, seja por arrependimento ou irregularidades encontradas no produto.

Continua após o anúncio

Denúncias podem ser feitas presencialmente no órgão de defesa, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio), 1.242, no Centro. Se preferir, o consumidor poderá usar o WhatsApp do Consumidor por meio do número (47) 99937-1570. Basta enviar foto do estabelecimento com texto simples sobre o problema para que o órgão possa avaliar a demanda.

Confira dicas importantes para as compras do Dia dos Pais:

– Fique atento à marca e qualidade do produto
– Exija a nota fiscal de compra do produto
– Consulte se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto
– Nas compras on-line verifique se o preço realmente compensa, incluindo o frete
– Visite o site oficial da loja na internet para evitar armadilhas
– Lembre-se: compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de sete dias

Assessor de Comunicação: Joni César

postada em 09/08/2022 13:55 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais