Defesa Civil de Joinville alerta para possibilidade de ocorrências relacionadas a passagem de um ciclone

- PUBLICIDADE -

A Defesa Civil de Joinville monitora os alertas referente às condições climáticas para a região Norte de Santa Catarina. Há previsão de chuva volumosa que deve ficar entre 80 e 100 milímetros entre a madrugada desta terça-feira (9) e o fim do dia de quarta-feira (10).

A instabilidade está associada a formação de um ciclone extratropical e, por isso, há risco de vendaval com rajadas de vento em torno de 60 km/h, principalmente na quarta-feira. Na terça e quarta, o pico de maré que terá influência da lua cheia deve ser de 1,9 metro, às 13h50 e 14h50, respectivamente.

“Com relação ao vento, a orientação aos moradores é evitar ficar próximo de objetos que possam ser arremessados com a força das rajadas, como placas e árvores. Em caso de alagamento, a população não deve trafegar em áreas alagadas e ter atenção redobrada com crianças próximas de pontes e pontilhões. Os sinais que indicam deslizamento são movimentação de árvores e postes e aparecimento de rachaduras em encostas”, informa Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Situações de emergência podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199, ou aos Bombeiros Voluntários pelo 193.

Outra recomendação importante é cadastrar o CEP da residência e receber alertas instantâneos da Defesa Civil estadual. Basta enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o número do CEP.

“O cadastro é gratuito e os alertas são emitidos em tempo real. Portanto, em condições como a formação de um ciclone, que podem mudar rapidamente, é importante que a população se mantenha atualizada e informada”, conclui Maiko.

Fonte: Prefeitura de Joinville