- PUBLICIDADE GOOGLE-

Capacitação para medição do nível do rio marca encerramento do Julho Laranja

Ocorreu nesta sexta-feira, dia 5, no salão nobre da Prefeitura de Blumenau, a solenidade de encerramento do Movimento Julho Laranja, que também marcou o ato de fortalecimento do Sistema de Previsão de Medições do Itajaí-Açu na diretoria de Meteorologia/AlertaBlu. Além destes atos, a cerimônia teve a entrega de dois planos de contingência e uma homenagem aos 50 anos do Clube de Radioamadores da cidade.

Sistema de Previsão de Medições

Continua após o anúncio

Para absorver o conhecimento sobre a medição do nível do rio o professor e engenheiro hidrólogo Ademar Cordeiro prestará uma capacitação de 432 hora/aula a seis servidores municipais. O treinamento que terá duração de 18 meses inicia a partir do próximo dia 9 de agosto. Após este período o serviço ficará totalmente integrado ao AlertaBlu, que já realiza o trabalho de monitoramento do rio.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, comemora a ampliação deste importante serviço para o município: “Esta é mais uma conquista para nossa cidade, agregando o conhecimento à Defesa Civil, capacitando cada vez mais a nossa equipe técnica. Ganha o município e também os blumenauenses”, enaltece.

Continua após o anuncio

“É de suma importância para o município receber esta bagagem e o conhecimento do professor Ademar, a fim de que, cada vez maior seja a nossa exatidão dos dados e informações a respeito do rio”, salienta o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Planos de Contingência

Continua após o anúncio

Entre os protocolos que serão entregues nesta sexta-feira, há o Plano de Contingência no Transporte Rodoviário. O plano de ação foi elaborado a fim de estabelecer procedimentos integrados entre órgãos públicos, privados e sociedade civil, a serem adotados através de ações de alerta, socorro, assistência e restabelecimento de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes. O protocolo foi motivado pela greve nos transportes rodoviários ocorrida no âmbito nacional no ano de 2018 e que ocasionou a descontinuidade e o atraso no suprimento de matérias-primas, bens intermediários e produtos acabados, e afetou dramaticamente o funcionamento das linhas de produção e os fluxos de distribuição de bens e serviços. 

O outro Plano de Contingência a ser entregue de modo oficial será o Plano de Evacuação para Desastres em Hospitais, que prevê um conjunto de ações coordenadas e em conjunto com demais órgãos, a fim de desocupar uma unidade hospitalar em uma real necessidade, resguardando a vida de pacientes, profissionais e familiares. O protocolo inclusive foi colocado em prática no início do mês de julho, quando um simulado foi desenvolvido no Hospital Santa Isabel, mobilizando mais de 230 profissionais entre médicos e enfermeiros, bombeiros, militares, servidores estaduais e municipais, outros envolvidos. No cenário criado para o treinamento, um incêndio de grande proporção atingiu três alas, entre elas a UTI Geral e UTI Coronariana, onde supostas 30 vítimas seriam atingidas. Enquanto pacientes, profissionais e visitantes foram conduzidos para fora do hospital, às demais equipes de suporte foram acionadas para atender estas vítimas fictícias e encaminhar para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da Furb.

Radioamadores

No próximo dia 2 de setembro, aniversário de 172 anos do município de Blumenau, também é comemorado os 50 anos do Clube Radioamadores de Blumenau. E nesta sexta-feira, dia 5, a Defesa Civil de Blumenau, homenageou a entidade entregando um certificado a este parceiro de longa data do município, sempre tão presente em momentos marcantes da cidade, como nas tragédias e enchentes que nos atingiram, mas também em momentos felizes, como nas primeiras edições da Oktoberfest e da Maratona de Blumenau, quando os radioamadores foram fundamentais para prover as comunicações necessárias à segurança destes eventos.

postada em 05/08/2022 11:05 – 2 visualizações

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais