- PUBLICIDADE GOOGLE-

Mutirão de Castrações de Animais é realizado nesta semana em Itajaí

Os animais cadastrados pelos seus tutores no Mutirão de Castração promovido pelo município de Itajaí e Instituto Itajaí Sustentável (INIS) começaram a ser atendidos. A primeira ação se estende até a sexta-feira (05) e vai contemplar cerca de 400 animais, entre cães e gatos. O pátio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade Nova foi o local escolhido pelo INIS para os primeiros três dias da ação. Na quinta e sexta-feira, as castrações serão realizadas no pátio da Igreja Santa Clara, no bairro São Vicente.

Os procedimentos são feitos por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares. Os profissionais fazem as castrações dentro do ônibus, o Castrabus, que é uma unidade móvel de castração totalmente equipada para realizar mutirões itinerantes. Para garantir a saúde e o bem estar dos animais, os procedimentos em cachorros e gatos são feitos em turnos diferentes. Os animais contemplados na primeira edição do Mutirão de Castração, tiveram o cadastro realizado pelos tutores e aprovado pelo INIS. Em média, 90 animais são castrados por dia no Mutirão que tem 5 mil castrações para serem realizadas em animais do município.

Continua após o anúncio

“Queremos tranquilizar os moradores de Itajaí que já fizeram o cadastro, mas ainda não foram chamados. Essa é só a primeira ação, teremos muitas outras no decorrer deste ano. Por isso, quem se enquadra nas regras, mas não foi contemplado nesta edição, pode ser chamado nas próximas”, afirma Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

As próximas duas edições do Mutirão de Castrações devem ocorrer no próximo mês. Entre os dias 03 e 06 de setembro e no final do mês, entre os dias 26 e 29 de setembro. Os bairros ainda serão definidos pelo INIS conforme a demanda de cadastros.

Continua após o anuncio

Moradores aprovam a iniciativa

A cachorrinha Ratinha de apenas dois anos é uma das contempladas no Mutirão de Castrações. A tutora, dona Antonia Raimunda Bispo da Silva é moradora do Rio Bonito e ficou muito feliz quando soube que a cadela seria castrada de graça. Dona Antonia já tem outros animais, a maioria castrados, mas como está desempregada no momento, a castração da Ratinha, sem custo, chegou em boa hora. “Eu aprovo esse tipo de ação, acho que esse mutirão deve continuar para resolver esse problema que temos em Itajaí, que são os animais abandonados nas ruas”, declara a moradora.

Continua após o anúncio

O gato Bud e a gatinha Mia também foram castrados no mutirão. A tutora, Simone Borges Pessanha, mora no bairro São João e conta que achou a iniciativa ótima. “Eu conheço o trabalho do Castrabus, admiro o trabalho que realizam e por isso quando soube do mutirão já fiz a inscrição dos nossos gatinhos”, justifica a tutora.
Os animais que são castrados no mutirão recebem acompanhamento no pós-operatório. As cadelas saem do procedimento vestidas com a roupinha, os cachorros ganham o cone, e ambos recebem a medicação e a pomada para que os tutores possam cuidar do animal em casa. O mesmo acontece com os felinos. O tutor ainda recebe orientação no local, um kit com instruções para seguir o tratamento e o telefone do médico veterinário responsável pelo procedimento.

“Prestamos o serviço completo para que o tutor saiba o que fazer com o animal em casa. Orientamos sobre a alimentação, como aplicar a medicação e deixamos nosso contato para que o tutor se sinta a vontade se precisar de mais orientações”, enfatiza Rita Pissamiglio, coordenadora geral do Castrabus.

Cadastros ainda podem ser realizados

O Mutirão de Castrações vai contemplar 5 mil animais de tutores que residem em Itajaí. Podem fazer o cadastro os tutores que se enquadram nas seguintes regras:

. Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até 5 animais.

. Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.

. Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.

Mais informações sobre o Mutirão de Castrações podem ser obtidas pelo telefone que também é WhatApp (47) 98857-9891.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais