18.6 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoJoinvillePrefeitura de Joinville lança programa Trilhas da Educação como novo modelo de...

Prefeitura de Joinville lança programa Trilhas da Educação como novo modelo de contraturno educacional

Nesta terça-feira (2/8), a Prefeitura de Joinville promoveu o lançamento do programa Trilhas da Educação, da Secretaria de Educação. O programa possibilita a ampliação da jornada de estudos para os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental das escolas Rede Municipal de Ensino por meio de um novo modelo de contraturno educacional.

O evento contou com a participação do prefeito de Joinville Adriano Silva, do secretário de Educação, Diego Calegari, e dos diretores do Senac, Ronaldo Ribeiro e Alexandre Meneguetti, além de vereadores, secretários municipais, profissionais da educação e alunos.

O programa será viabilizado por meio de parcerias com instituições de ensino de Joinville. Na primeira etapa, 576 alunos serão atendidos por três instituições: Senac, Centro Educacional Dom Bosco e Instituto Priscila Zanette.

“O programa Trilhas vem para complementar a educação que é oferecida nas nossas escolas. Ainda existe uma lacuna para as atividades de contraturno e ela será preenchida por meio de parcerias que ampliarão a oportunidade de conhecimento e desenvolvimento dos nossos jovens. Queremos que a aprendizagem seja integral, para que os alunos possam preencher o tempo com atividades, tanto esportivas quanto artísticas e educacionais”, afirmou o prefeito.

A partir desta semana, 200 alunos começam a participar no contraturno educacional oferecido pelo Senac. Eles são estudantes das Escolas Valentim João da Rocha, Professora Karin Barkemeyer e Professor Bernardo Tank, do Vila Nova.

Serão oferecidas quatro aulas diárias preparadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, com foco em tecnologia, culinária e artes, além de oficinas de empreendedorismo e bem-estar. Os alunos também terão, todos os dias, um período para realizarem as atividades escolares, como lições de casa e estudos para as avaliações, momento em que serão acompanhados por um pedagogo.

“A ideia é que os alunos tenham atividades diferentes. É uma oportunidade para que eles se conheçam melhor e descubram talentos, que possam pensar em caminhos que poderão seguir futuramente na escolha de uma faculdade e, posteriormente, de uma profissão”, explicou o secretário Calegari.

As aulas do programa Trilhas ocorrerem de segunda a sexta-feira, com 3h20 de duração. Todos os alunos receberão transporte no trajeto entre a escola e a instituição, além de almoço na unidade escolar e lanche no intervalo do contraturno.

Na próxima semana, alunos das Escolas Professor Sylvio Sniecikovski e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, do bairro Jardim Paraíso, iniciam as aulas no Centro Educacional Dom Bosco.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!