16 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauPrefeito é primeiro morador de Blumenau a ser recenseado pelo IBGE

Prefeito é primeiro morador de Blumenau a ser recenseado pelo IBGE

O prefeito Mário Hildebrandt recebeu nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para responder ao questionário do Censo Demográfico 2022, sendo o primeiro morador de Blumenau a ser recenseado. O ato simbólico foi acompanhado pela vice-prefeita Maria Regina Soar e marcou o início das visitas de recenseadores a cerca de 120 mil domicílios em Blumenau, seguindo o cronograma nacional que vai até 31 de outubro.

A partir de agora, em torno de 200 recenseadores identificados por uniforme azul marinho e boné, crachá e um QR Code de verificação da identidade atuarão no município, coletando os dados dos blumenauenses. “O censo ocorre a cada dez anos, mas sofreu um atraso em função da pandemia. Os dados que temos disponíveis hoje são de 12 anos atrás, agora precisamos atualizá-los. Por isso é importante que a população receba os recenseadores do IBGE e forneça as informações corretamente, pois é com base nesses dados demográficos que tomamos nossas decisões e elaboramos as políticas públicas que beneficiam a todos”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.

Esta será a segunda vez que o censo será totalmente digitalizado e por isso os recenseadores utilizarão um aparelho específico para o preenchimendo das respostas, semelhante a um celular. O equipamento permitirá também a captação das coordenadas geográficas dos domicílios, operação inédita executada pelo IBGE neste ano para a ampliação dos dados populacionais e demográficos. Conforme explicou o coordenador do recenseamento em Blumenau, Lion Giesel de Souza, haverá dois tipos de questionário: o básico, com 26 questões, que será respondido pela maioria da população, e o de amostragem, com 77 questões e que será aplicado a 11% dos domicílios do país e também será feito aqui em Blumenau.

O fornecimento de informações ao IBGE para fins estatísticos é obrigatório em todo o território nacional, de acordo com a Lei do Sigilo Estatístico (L5534/68). Cada recenseador está responsável por uma área da cidade e deve visitar todas as residências. Caso os moradores não estejam, ele pode fazer até quatro tentativas inclusive à noite e aos finais de semana. Se ainda assim não encontrar os moradores, o recenseador deixará um recado por escrito na caixa de correio, com um número de telefone para contato. Nesses casos, o questionário poderá ser respondido por telefone, ou um novo horário de visita poderá ser agendado.

O IBGE vai disponibilizar também o preenchimento do questionário pela internet. Ainda assim, para ter acesso, os moradores precisarão receber a visita de um recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que deverá ser usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line, não sendo necessário baixar nenhum aplicativo ou documento, e deverá ser feito em até sete dias.

Em Blumenau, o IBGE dispõe de um posto de coleta no Shopping H, localizado na Rua 15 de Novembro, no Centro e outros seis distribuídos nos bairros Garcia, Velha, Centro, Fortaleza, Itoupava Central, Salto do Norte e Escola Agrícola. Quem precisar esclarecer dúvidas, também poderá entrar em contato com a Central de Apoio ao Censo pelo número 0800 721 8181.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 01/08/2022 10:00 – 20 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!