14.9 C
Balneário Camboriú

Biblioteca Dr. Fritz Müller chega aos 70 anos

InícioSua RegiãoBlumenauBiblioteca Dr. Fritz Müller chega aos 70 anos

Biblioteca Dr. Fritz Müller chega aos 70 anos

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller comemora 70 anos neste sábado, dia 30 de julho, na expectativa de concluir a revitalização da sede que está em fase adiantada. Com um acervo superior a 64 mil volumes, seu nome é em homenagem ao naturalista alemão nascido em 1822 na cidade de Windischolzhausen, e falecido em Blumenau, em 1897. Foi um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies.

A história desse espaço cultural teve início em 1940 quando, em uma sala da prefeitura, montou-se uma pequena biblioteca com um acervo de 2 mil exemplares. Mas foi através da Lei Número 354, de 30 de julho de 1952, que surgiu efetivamente a biblioteca pública de Blumenau. Foi após a doação do terreno de Dona Edith Gaertner à Casa Dr. Blumenau – atual Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais -, em 1963, que ganhou novas instalações.

Nos anos 1980, após grandes esforços e anos de trabalho, o acervo da entidade chegou a quase 85 mil obras, quando dois fatos colocaram à prova a sua existência: com as duas grandes enchentes (1983 e 1984), a biblioteca perdeu quase 75% do acervo. Mas a comunidade e os órgãos públicos logo se mobilizaram para superar os danos. Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca pública e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Acervo

A atualmente, o espaço conta com mais de 64 mil volumes. Nela encontram-se os mais variados títulos, desde romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc. A Biblioteca Ambulante, outra atração de incentivo à leitura disponibilizada, completou 45 anos neste mês.

Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve ações de incentivo à leitura e promoção da literatura, como a Hora da Leitura, palestras, exposições temáticas, visitas orientadas, auxílio em pesquisas, semanas e saraus literários. Completa a estrutura a Sociedade Amigos da Biblioteca Dr. Fritz Müller (SAB), que é uma organização social de interesse público, formada por empresas e pessoas físicas que, voluntariamente, se preocupam em observar, analisar e buscar recursos adequados para prover equipamentos, materiais e serviços prestados.

Saiba mais

Ações da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

Contos e Encontros (difusão da língua alemã)

Contos de histórias no ambiente hospitalar

Biblioteca Ambulante (incentivo à leitura)

Circuito Monteiro Lobato

Semana da Troca de Livros

Contos de histórias na biblioteca

Contos de histórias fora da biblioteca

Sistema de empréstimos de livros: interessados em providenciar carteirinhas e empréstimo devem entrar em contato pelo telefone 3381-6787 e pelos e-mails [email protected] e [email protected] É necessário agendar os procedimentos para a localização dos livros e a entrega do pedido

Valor das carteirinhas: para obter ou renová-las, é necessário comparecer ao local com o comprovante de residência e um documento de identidade. Crianças até 10 anos e aposentados são isentos ao pagamento, estudantes contribuem com R$ 4 e demais pessoas com R$ 6. A entrega é feita na hora

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 29/07/2022 16:39 – 1 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!