17.8 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoCriciúmaAgosto Dourado: Criciúma realiza programação especial sobre a importância da amamentação

Agosto Dourado: Criciúma realiza programação especial sobre a importância da amamentação

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O mês de agosto é repleto de ações voltadas para a importância do aleitamento materno em todo o mundo, por isso é chamado de Agosto Dourado. Em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial que visa estimular e defender a amamentação como um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. A abertura oficial da iniciativa será na próxima segunda-feira (1º), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, com o acolhimento e apresentação do #AgostoDourado2022.

No sábado (6), terá o 6º Mamaço no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, com relatos de experiências em amamentação, roda de conversa e captação de doadoras de leite humano. “É muito importante esclarecer que devemos sempre respeitar e apoiar qualquer que seja a decisão da mulher em amamentar ou não um filho, sejamos nós profissionais de saúde, familiares, sua rede de apoio ou somente cidadãos conscientes”, afirma o secretário de Saúde, Arleu da Silveira. “No entanto, independentemente disso, a mulher e a família devem receber toda informação de saúde necessária sobre os pontos positivos ou negativos das consequências dessa decisão”, completa.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, a informação de qualidade, com embasamento científico, é a melhor maneira conhecer e apoiar o aleitamento materno. “Cabe a todos os profissionais de saúde educar e apoiar a amamentação com essas informações. Todo ano, se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Há alguns anos, essa comemoração foi estendida para todo o mês de agosto. Estamos desenvolvendo ações para incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno”, relata.

Conexão entre mãe e filho

A advogada e mãe do Pedro de oito meses, a doutora Helena Beatriz Pacheco Daros, fez questão de eternizar a conexão única entre mãe e filho numa sessão de fotos. “Amamentar sempre foi um sonho para mim, é uma conexão única, uma troca entre mãe e filho que não dá para explicar, um momento recheado de amor, e só nosso. Acho tão lindo e tão importante, que inclusive, resolvi eternizar esse momento através de uma ‘joia de leite’, onde com um pouco de leite materno, vou criar um pingente para materializar essa lembrança”, enfatiza.

A gente sabe o quanto é importante para os bebês, especialmente nos seis primeiros meses de vida, considerando os benefícios ao desenvolvimento da criança e na imunidade. O Pedro conseguiu mamar corretamente desde o primeiro dia de vida, e seguimos até hoje, com oito meses”, finaliza.

Confira abaixo a programação completa:

01/08 – Abertura do Agosto Dourado

13h às 13h30 – Acolhimento e apresentação da programação;

13h30 às 14h–Nosso SUS Encena;

14h às 14:30 – Discussão sobre a encenação;

14h30 às 15h30 – Palestra: Fortalecer a amamentação educando e apoiando nos pós pandemia. Palestrante: Kelen DuminelliFisioterapeuta e Consultora em amamentação;

15h30 às 16h15 – Palestra: NBCALFiscalização Sanitária no apoio ao aleitamento materno. Palestrante: Gabriela da Luz – Nutricionista e Fiscal da Visa de Criciúma;

16:15 – Encerramento.

03/08 – Realização da primeira oficina da EAAB (Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil).

06/08 – Mamaço e campanha de captação de doadoras de leite humano.

1 a 26 de agosto – Concurso ‘Deleite nas redes’

A iniciativa é para que os profissionais da Secretaria de Saúde criem publicações (Reels ou Tik Tok) com o tema ‘Fortalecer a amamentação: educando e apoiando’ e que reportem à importância da amamentação para a saúde das crianças, das mães e da sociedade como um todo. A publicação deve estar no feed e no story no perfil pessoal, marcando a @saudecriciuma e com a #amamentacriciuma. A premiação será no dia 26 de agosto.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!