- PUBLICIDADE GOOGLE-

Agosto Dourado: Criciúma realiza programação especial sobre a importância da amamentação

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O mês de agosto é repleto de ações voltadas para a importância do aleitamento materno em todo o mundo, por isso é chamado de Agosto Dourado. Em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial que visa estimular e defender a amamentação como um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. A abertura oficial da iniciativa será na próxima segunda-feira (1º), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, com o acolhimento e apresentação do #AgostoDourado2022.

Continua após o anúncio

No sábado (6), terá o 6º Mamaço no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, com relatos de experiências em amamentação, roda de conversa e captação de doadoras de leite humano. “É muito importante esclarecer que devemos sempre respeitar e apoiar qualquer que seja a decisão da mulher em amamentar ou não um filho, sejamos nós profissionais de saúde, familiares, sua rede de apoio ou somente cidadãos conscientes”, afirma o secretário de Saúde, Arleu da Silveira. “No entanto, independentemente disso, a mulher e a família devem receber toda informação de saúde necessária sobre os pontos positivos ou negativos das consequências dessa decisão”, completa.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, a informação de qualidade, com embasamento científico, é a melhor maneira conhecer e apoiar o aleitamento materno. “Cabe a todos os profissionais de saúde educar e apoiar a amamentação com essas informações. Todo ano, se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Há alguns anos, essa comemoração foi estendida para todo o mês de agosto. Estamos desenvolvendo ações para incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno”, relata.

Continua após o anuncio

Conexão entre mãe e filho

A advogada e mãe do Pedro de oito meses, a doutora Helena Beatriz Pacheco Daros, fez questão de eternizar a conexão única entre mãe e filho numa sessão de fotos. “Amamentar sempre foi um sonho para mim, é uma conexão única, uma troca entre mãe e filho que não dá para explicar, um momento recheado de amor, e só nosso. Acho tão lindo e tão importante, que inclusive, resolvi eternizar esse momento através de uma ‘joia de leite’, onde com um pouco de leite materno, vou criar um pingente para materializar essa lembrança”, enfatiza.

Continua após o anúncio

A gente sabe o quanto é importante para os bebês, especialmente nos seis primeiros meses de vida, considerando os benefícios ao desenvolvimento da criança e na imunidade. O Pedro conseguiu mamar corretamente desde o primeiro dia de vida, e seguimos até hoje, com oito meses”, finaliza.

Confira abaixo a programação completa:

01/08 – Abertura do Agosto Dourado

13h às 13h30 – Acolhimento e apresentação da programação;

13h30 às 14h–Nosso SUS Encena;

14h às 14:30 – Discussão sobre a encenação;

14h30 às 15h30 – Palestra: Fortalecer a amamentação educando e apoiando nos pós pandemia. Palestrante: Kelen DuminelliFisioterapeuta e Consultora em amamentação;

15h30 às 16h15 – Palestra: NBCALFiscalização Sanitária no apoio ao aleitamento materno. Palestrante: Gabriela da Luz – Nutricionista e Fiscal da Visa de Criciúma;

16:15 – Encerramento.

03/08 – Realização da primeira oficina da EAAB (Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil).

06/08 – Mamaço e campanha de captação de doadoras de leite humano.

1 a 26 de agosto – Concurso ‘Deleite nas redes’

A iniciativa é para que os profissionais da Secretaria de Saúde criem publicações (Reels ou Tik Tok) com o tema ‘Fortalecer a amamentação: educando e apoiando’ e que reportem à importância da amamentação para a saúde das crianças, das mães e da sociedade como um todo. A publicação deve estar no feed e no story no perfil pessoal, marcando a @saudecriciuma e com a #amamentacriciuma. A premiação será no dia 26 de agosto.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais