- PUBLICIDADE GOOGLE-

Professores dos Clubes de Astronomia da Secretaria de Educação participam de Simpósio Astronômico

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com o propósito de adquirir novos conhecimentos na temática da Astronomia, por meio da divulgação científica e integração com astrônomos amadores e outros profissionais, professores dos Clubes de Astronomia, coordenadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, participarão do IX Simpósio Catarinense de Astronomia. O evento que acontecerá na próxima sexta-feira (29) e sábado (30) em Videira, será uma oportunidade para os profissionais se capacitarem, participando de atividades e divulgando os trabalhos realizados nos Clubes de Astronomia em Criciúma.

Continua após o anúncio

Segundo a coordenadora de clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, os assuntos sobre as atividades realizadas nos Clubes de Astronomia serão divulgados por meio de uma comunicação oral. Além disso, os profissionais também terão a oportunidade de participar de palestras no Instituto Federal Catarinense (IFC), exposições, e de um luau astronômico de observação das estrelas no observatório Domingos Forlin.

“Este evento de capacitação, além de ser uma oportunidade para apresentarmos o que estamos fazendo em nossos clubes, como por exemplo a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e as atividades da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), permitirá conhecer o que está sendo feito atualmente nos estudos da Astronomia. Estamos em busca do conhecimento, para desenvolver práticas inovadoras nos encontros dos clubes da rede municipal”, ressaltou.

Continua após o anuncio

X Simpósio Catarinense de Astronomia

Ainda segundo a coordenadora pedagógica, Livia da Silva, o objetivo também é realizar o X Simpósio Catarinense de Astronomia no município de Criciúma, em 2023. “Nossa participação será uma oportunidade para conseguirmos trazer mais eventos científicos para Criciúma, voltados para o incentivo aos estudos da Astronomia, principalmente porque teremos a construção do Parque Astronômico que deve ser inaugurado em 6 de janeiro de 2023”, destacou.

Continua após o anúncio

De acordo com o secretário de educação, Miri Dagostim, participar desse Simpósio é uma oportunidade para adquirir conhecimento, que vai refletir nas salas de aula dos clubes, contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino. “Toda essa vivência no evento será uma oportunidade para agregar novas metodologias em nossos Clubes de Astronomia. Assim, conseguirão utilizar diferentes métodos educacionais de ensino, compartilhar experiências e conhecer o que há de novo na área da Astronomia”, ponderou.

Início dos Clubes de Astronomia

Conforme a professora e coordenadora do projeto, Vanessa Medeiros, em 2018 o clube iniciou na escola Jorge da Cunha Carneiro, surgindo da junção de dois projetos que estavam acontecendo, de forma concomitante, na escola: o Clube de Matemática e os Aulões Preparatórios para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“Posteriormente, eu e a professora Karine começamos a nos reunir com os estudantes que tinham interesse sobre assuntos científicos, para falarmos de Astronomia no contraturno escolar. Neste ano, recebemos um convite para expandir o Clube de Astronomia para outras escolas municipais de Criciúma”, explicou.

O projeto tem o objetivo de oportunizar o acesso a momentos de estudos, discussões, pesquisas, observações e atividades práticas relacionadas à Astronomia, sendo voltado para os estudantes de sétimo, oitavo e nono ano das escolas municipais. Atualmente, participam do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras estudantes de 26 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.

“É uma grande satisfação perceber que os Clubes de Astronomia estão superando todas as nossas expectativas, principalmente, pela quantidade de estudantes que está participando e que se interessam pelo assunto”, completou a professora e coordenadora do projeto.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais