- PUBLICIDADE GOOGLE-

Oito vezes campeão, grupo de dança da Rede Municipal de Ensino de Joinville se apresenta no Festival de Dança nesta quinta-feira

O grupo da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos sobe ao palco da Mostra Competitiva do 39º Festival de Dança de Joinville na noite desta quinta-feira (21/7). Os estudantes participam do Programa Dançando na Escola e apresentarão a coreografia “Caboclinhos”. Inspirada em uma das danças folclóricas mais antigas do Brasil, baseada nas tradições indígenas, e que ainda hoje é executada no Carnaval de Pernambuco.

É um momento inigualável para qualquer bailarino que chega ao grande palco do Festival de Joinville, mas para os 27 adolescentes da EM Pedro Ivo Campos trata-se de uma experiência ainda mais singular. Até novembro do ano passado, 20 deles nunca haviam participado de um grupo de dança e, alguns, nem mesmo assistido a um espetáculo ou entrado em um teatro. Agora, eles têm a missão de representar um grupo que já fez história na cidade e é octacampeão em danças populares brasileiras na categoria júnior (12 a 16 anos).

Continua após o anúncio

“Eu explico a eles que devem se esforçar para mostrar o melhor do que sabem fazer, e que ganhar é apenas uma consequência. Muitos dos alunos que integram o grupo nunca vieram ao Festival como público e é incrível ver os olhos deles brilhando ao chegar e ver toda essa movimentação. É uma experiência transformadora para todos eles”, afirma a professora Elisiane Wigger.

É ela quem, desde 2008, cria as coreografias premiadas e transforma alunos do Ensino Fundamental em campeões. Geralmente, são oito meses para preparação física, criação dos trabalhos e ensaios, já que as aulas só ocorrem no período letivo. Normalmente, alunos veteranos assumiam as posições principais enquanto os mais novos integravam o corpo de baile para adquirir experiência.

Continua após o anuncio

Porém, o período de ensino a distância causado pela pandemia, levou a um hiato maior de renovação e, agora, a maioria do grupo é de estreantes. Como a última edição do Festival de Dança de Joinville ocorreu, excepcionalmente, em outubro, a preparação para este ano também foi menor, deixando o desafio de fazer nascer um grupo de dança à altura da Mostra Competitiva ainda maior.

“Muito do que é apresentado é criação coletiva com os alunos, a partir do desenvolvimento deles. Eles precisam estudar a cultura do lugar que estão representando na coreografia e entendê-la para encenar quando estão no palco. Foram as meninas também que pesquisaram a maquiagem, e ainda aprenderam a bordar para fazer o próprio figurino. Tudo isso desenvolve muito o senso de responsabilidade e coletividade dos alunos”, afirma a professora.

Continua após o anúncio

Relembre as oito vezes em que o Programa Dançando na Escola da EM Gov. Pedro Ivo Campos conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança de Joinville

2008 – Coreografia “Maracatu”
2009 – Coreografia “Guerreiro”
2010 – Coreografia “Bumba Meu Boi”
2012 – Coreografia “Maracatu”
2013 – Coreografia “Galantes”
2014 – Coreografia “Rei do Congo”
2019 – Coreografia “É a Festa do Boi Bumbá”
2021 – Coreografia “Salve o Maracatu”

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais