14.9 C
Balneário Camboriú

Blumenau terá suporte técnico do BID para transformação digital

InícioSua RegiãoBlumenauBlumenau terá suporte técnico do BID para transformação digital

Blumenau terá suporte técnico do BID para transformação digital

A partir de agora, a Prefeitura de Blumenau contará com uma assessoria técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a criação de um plano de transformação digital. O apoio será fornecido por meio de uma parceria entre o banco e a Rede gov.br, aos dez primeiros municípios brasileiros que aderiram à plataforma de serviços digitais do Governo Federal, sendo que Blumenau foi um deles.

A assessoria consistirá na realização de um diagnóstico da maturidade tecnológica do município, revisão de resultados e elaboração de um plano de ação inicial. “É uma parceria que tem grande potencial de ampliar nossos resultados, pois contaremos com a orientação da equipe técnica do BID não só para identificar os pontos nos quais podemos avançar, mas também de como elaborar projetos para acessar recursos que nos possibilitem avançar na digitalização e modernização dos nossos serviços, tanto com o próprio banco, como com outras fontes. O que certamente se traduzirá em grandes benefícios no futuro, aliados ao progresso que estamos alcançando com ações na área de cidade digital, como o Governo sem Papel”, avaliou o prefeito Mário Hildebrandt.

Com a adesão à Rede oficializada em agosto de 2021, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, a Prefeitura passou a ter acesso à plataforma gratuita de assinatura digital do governo federal, bem como ao apoio metodológico da equipe gov.br; ao Programa de Desenvolvimento de Capacidades; ao modelo de custos para medir o impacto econômico gerado pela digitalização de serviços; apoio ao financiamento junto às agências de fomento nacional e internacional, digital; entre outros suportes.

A adesão permitiu que o município avançasse na digitalização de serviços mais complexos, que exigiam confirmação de autoria por meio da assinatura eletrônica, parcelamento de impostos, solicitação de alvarás, entre outros processos que agora estão disponíveis ao cidadão. “Além de permitir que a população acesse os serviços sem sair de casa, os serviços eletrônicos conferem mais eficiência, pois diminuem a burocracia e agilizam o tempo de tramitação dos processos, gerando ao mesmo tempo economia”, pontua o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa.

Atualmente, são 75 serviços ao cidadão digitalizados no município, abrangendo 13 secretarias, sendo que cerca de 50 mil usuários já utilizaram ou utilizam a plataforma municipal. Desde o início da digitalização dos serviços municipais, mais de 220 mil processos foram iniciados.

Sobre a Rede gov.br

De acordo com estudo promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, juntamente com as Nações Unidas, em 2021, o Brasil está entre os 20 países com maior oferta de serviços públicos digitais. Esse avanço foi possível com a criação da Rede Nacional de Governo Digital (Rede gov.br), que tem o propósito de integrar os entes federados no desenvolvimento e implementação dessas soluções inovadoras para o setor público. O objetivo é promover também a colaboração entre as esferas de governo, na criação de ferramentas e processos digitais, modernizando a administração pública e a prestação de serviços ao cidadão.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 21/07/2022 14:02 – 9 visualizações

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!