21 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauIntendência da Vila Itoupava inicia construção de anexo do Salão Kunze

Intendência da Vila Itoupava inicia construção de anexo do Salão Kunze

Um dos imóveis mais tradicionais do Distrito de Vila Itoupava e de Blumenau contará com uma estrutura a mais para servir a população. Neste mês, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência da Vila Itoupava, iniciou a construção da edificação anexa ao Salão Kunze. A estrutura servirá de apoio às atividades gastronômicas e culturais promovidas no Salão Kunze, localizada na região mais alemã da cidade.

O investimento para construção do anexo do Salão Kunze que terá cerca de 160m² é de R$ 352.761,20, e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar e contrapartida do município, já previstos em programa específico do Ministério do Turismo.

A estrutura será construída aos fundos do antigo Salão Kunze, edificação enxaimel que estava instalada junto a Rua Gustavo Ruedger, e sediou por muitos anos a Sociedade União, tradicional Clube de Caça e Tiro do Distrito, que atualmente está desativado. O salão foi doado ao município em 2018, por Caryl Vogel, herdeiro da propriedade e neto do fundador e construtor do Salão, Paul Kunze.

Desde então, a estrutura recebeu serviços de restauro e manutenção em sua estrutura, e sua remontagem plena será finalizada no segundo semestre de 2022. “A reforma geral e realocação do Salão Kunze é a maior obra de restauro de edificação em enxaimel atualmente em execução no país. Além disto, a iniciativa tem valor imensurável pois nasceu de entendimento entre sociedade e governo, que trabalharam em conjunto para a recuperação do imóvel e a consecutiva devolução para uso de toda a comunidade”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Por conta da relevância, o município elaborou um projeto para valorizar ainda mais o futuro Complexo Turístico e Cultural da região mais alemã da cidade. A nova estrutura vai complementar a paisagem no entorno da antiga Cervejaria Feldmann, que atualmente é sede do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

Com a conclusão da remontagem do Salão Kunze e o início da construção do seu anexo, a Intendência Distrital em conjunto com a Secretaria de Concessões e Parcerias deverá iniciar o processo licitatório (concorrência) para viabilizar a entrega dos espaços em 2023 para a iniciativa privada. Ao concessionário caberá concluir a estruturação do entorno, com obras de urbanização, cabendo a gestão do Salão Kunze como ambiente gastronômico e modernizando a estrutura da antiga Cervejaria Feldmann, que deverá ser vocacionada a receptivo turístico no extremo norte de Blumenau.

Sobre o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava
Criado em 2001, o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC) é mantido por meio de recursos do orçamento municipal e de repasses mensais feitos pela empresa Veolia Brasil, em cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1997.

A gestão do CTC é feita pelo Conselho de Administração, vinculado a Intendência Distrital da Vila Itoupava, secretaria municipal que gere a unidade e executa as deliberações do Conselho de Administração.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 20/07/2022 11:46 – 22 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!