- PUBLICIDADE GOOGLE-

Idosos de BC são premiados no Concurso Literário Mente Sã

Em uma linda cerimônia na Biblioteca Municipal Machado de Assis, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), prestigiou os participantes do 1º Concurso Literário Mente Sã. Ao todo, foram 27 participantes que escreveram uma poesia homenageando Balneário Camboriú.

“Nessa cidade maravilhosa, valorizamos cada indivíduo como um só. Por isso, por meio da SPI, buscamos promover ações e projetos voltados para a pessoa idosa, que garantam a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Obrigada a todos que participaram do Concurso e que amam Balneário!”, discursou a secretária da Pessoa Idosa, Juliethe Nitz, no evento.

Continua após o anúncio

A primeira premiada no Concurso Mente Sã foi a senhora Sirly Fátima Ferreira Andrade, que recitou sua poesia “Maravilhas do Atlântico” para os presentes. Já a senhora Maria do Carmo de Carvalho, autora da poesia “Para minha cidade”, ficou em segundo lugar. E em terceiro, a senhora Edite de Matos Barcelos, com “Balneário Camboriú: um lugar para ficar”. Todos os participantes receberam medalha. (Confira as poesias dos primeiros colocados ao final da matéria)

“Essa foi a primeira poesia que escrevi, então para mim é uma honra ser premiada como primeiro lugar. Agradeço a Prefeitura, pois sem vocês a gente não estaria aqui, vivendo essas maravilhas que a cidade oferece. Eu amo Balneário Camboriú, a cidade que escolhi para viver, que me faz sempre feliz!”, agradeceu Sirly Fátima.

Continua após o anuncio

A comissão avaliadora do concurso é formada pelo campeão nacional de poesia e contos/crônicas, Adolino Silveira Júnior; pela integrante da Academia Catarinense de Letras (ACL), Teca Mascarenhas; e pelo membro efetivo da União Brasileira de Trovadores, Ari Santos de Campos.

“Essa cidade valoriza a pessoa idosa e merece ser parabenizada por isso. O Concurso é a prova da efetividade do trabalho, pois ações como esta integram e engajam o idoso. Li todas as poesias e posso dizer, com certeza, que todos os 27 autores e autoras já são ótimos poetas”, comentou Teca Mascarenhas em seu discurso.

Continua após o anúncio

O objetivo do concurso é incentivar a produção literária, valorizando a pessoa idosa nas dimensões sociais, cognitivas e humanas. O evento é derivado da oficina Mente Sã, que oferece semanalmente na SPI atividades para trabalhar as funções cognitivas de idosos e mantê-los sempre em atividade.

O evento integra a programação de aniversário de Balneário Camboriú, que comemora seus 58 anos. Confira o calendário neste link: https://bit.ly/3yO1qFx

CONFIRA AS POESIAS:

1º lugar – Sirly Fátima Ferreira Andrade

Maravilhas do Atlântico

Balneário Camboriú, modelo em cidadania. Além dos pontos turísticos, tem muita gastronomia. O povo trabalha duro, disso eu tenho certeza. Uns à noite, outros de dia, para pôr comida na mesa.

Falamos do Cristo Luz, turismo bem natural. Creio que minha vida, eu nunca vi nada igual.

Na horta medicinal, remédios te oferecem. Quando você chega lá de você eles não se esquecem. Atendem com um largo sorriso, como nosso povo merece.

Eu vou falar uma coisa, que não falei pra ninguém: eu gosto dessa cidade, mas quero ir mais além. Temos a Casa da Cultura, muitos lá fora não tem.

A nossa orla da praia, que maravilha! Quanta beleza! O povo fica na areia, apreciando a natureza. O mar é maravilhoso, mesmo que o sol não se abra. Sempre há quem navegue para ver a ilha das cabras.

Saudamos nosso Prefeito, que trabalha dia-a-dia. Além de nos prestigiar com toda sua alegria. Sempre vem dar boas vindas na nossa secretaria.

Temos muitas oficinas, atividades o dia inteiro. Você gasta sua energia e não precisa ter dinheiro. Tudo isso é gratuito porque Balneário Camboriú é hospitaleiro.

2º lugar – Maria do Carmo de Carvalho

Para minha cidade

Há 58 anos, nascias tímida, porém já imponente. Com bênçãos do céu azul batizada com as águas de um pedacinho generoso, do mais belo dos oceanos
aqui localizado. O atlântico Sul, que te deu como presente uma linda faixa de areia branca, cálida suficientemente macia e quente. E, não satisfeito, te
rodeou de lindas praias agrestes.

Es altiva, grandiosa, sonhando alto, tão alto, que o céu sempre foi sua inspiração. Levantando-se, mais e mais sem esquecer também do chão. Onde também está presente tudo que te leva pra frente, os habitantes, ou visitantes, todos que para ti doam um pouquinho de si, lutas, trabalhos sonhos para esse lindo pedaço de terra que escolheram para viver.

Revivendo seu passado, que sempre foi presente. Quem vive aqui há mais tempo, o clube 33, o Baturité… Quantos romances nasceram e também quantos se foram, em suas salas, embalados por músicas de verdade?

Ainda ganhaste outra escultura, uma ilha esplêndida, para emoldurar tua orla. Sem adjetivos para tanta beleza, tanta majestade que diariamente, encanta, empolga, deslumbra.

Conhecida em todo mundo como maravilha do Atlântico Sul, és linda, minha cidade! És minha porque aqui construí minha vida, há muitos anos atrás, aqui
permaneci. Pego a Deus que te proteja, a ti e a todos os que vivem, trabalham, os que sonham, construíram suas famílias.

O Futuro te espera de braços abertos, cada vezes mais linda, ensolarada, acolhedora, como mãe. Sempre pronta a acolher seus filhos que chegam
cheios de sonhos, com sede de vencer, de construir com teu progresso. Abraçando a todos, sejam de onde for, sejam brasileiros ou de outras terras.

Como resistir a ti? Cidade abençoada, que renasce toda manhã, como o calor do sol, e adormece cálida e tranquila. Com a luz, a proteção do criador, teu Cristo Luz.

Parabéns, Balneário Camboriú.

3º lugar – Edite de Matos Barcelos

Balneário Camboriú: um lugar para ficar
Andando por essas areias lindas, brancas, descalça
Sentindo a brisa tocar, medito: este lugar é para ficar?
Olho o mar, para serra
Para esses quatro cantos a me rodear
Me perco, ao longe, até tentando adivinhar
Que nesta terra, o ser humano que aqui chegar
Surpreso, sem palavras para expressar tamanha beleza
E dessa natureza que está a nos cercar
Será difícil se afastar
E se for embora, carimbado, estampado, nutrido por estes ares
Certamente vai expressar: Balneário é sim um lugar para ficar!
Que seus guardiões estejam sempre a postos a iluminar
Esta bela cidade
Neste recanto do mar.

___________________

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Lanume Weiss
Fotos: Lanume Weiss
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br www.instagram.com/prefeituradebc  

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais