- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conselheiros tutelares de Blumenau participam de Congresso Sul Brasileiro

Nesta semana, representantes do Conselho Tutelar de Blumenau participam do XII Congresso Sul Brasileiro dos Conselheiros Tutelares (Congressul). O evento aconteceu na cidade de Balneário Camboriú, entre os dias 10 e 13 de julho. O Congressul teve a participação de conselheiros tutelares de vários estados do Brasil, mas principalmente Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Congressul abordou temas como a Lei Henry Borel, escuta especializada a crianças e adolescentes, Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e articulação intersetorial da prevenção erradicação do trabalho infantil. É um momento em que os conselheiros tutelares podem trocar experiências, além de fortalecer o trabalho do Conselho Tutelar.

Continua após o anúncio

A Conselheira Tutelar Fernanda Sarita Tribess foi uma das participantes do Congressul, ela destaca a importância  dos temas trabalhados para aprimorar o atendimento do Conselho Tutelar. “Participamos de diversas oficinas sobre temas diferentes e também buscando mais conhecimento sobre o Sipia. Inclusive para difundirmos por toda a rede de atendimento de Blumenau, como responder dentro do sistema para termos dados fidedignos à realidade da cidade. Os temas elencados no Congressul serão debatidos em Colegiado Ampliado dos Conselheiros Tutelares para conhecimento de todos os conselheiros”, explica.

Este ano, participaram do evento como representantes de Blumenau seis conselheiros tutelares e uma servidora da Comissão Permanente para Assessoria Técnica e Administrativa aos Conselhos Tutelares. A participação deles foi custeada através do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA). Esta ação contribui para o aperfeiçoamento e atualização permanente dos conselheiros para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos artigos 92, §3º e 134, parágrafo único da Lei nº 8.069/90.

Continua após o anuncio

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar tem o papel de atuar na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ele começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsáveis ou em razão de sua própria conduta. Os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Continua após o anúncio

Em Blumenau, há três unidades do Conselho Tutelar. Confira os endereços:

Conselho Tutelar I

Rua: Campos Novos, 255 – Garcia

Telefone: 3381-6661

Conselho Tutelar II

Rua: Alberto Stein, 544 – Velha (Anexo a Secretaria Municipal de Esportes)

Telefone: 3381-6613

Conselho Tutelar III

Rua: Marechal Rondon, 115 – Salto do Norte (Antiga Sandai Vidros/Chocolate Saturno)

Telefone: 3381-6612

Telefone de plantão 24h: 99977-9866

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

postada em 15/07/2022 11:52 – 8 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais