20 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauBlumenau lembra legado do artista Pedro Dantas

Blumenau lembra legado do artista Pedro Dantas

O comendador da cultura, bailarino e escultor Pedro Dantas completaria nesta sexta-feira, dia 15 de julho, 81 anos. Ao lembrar a passagem da data, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau (MAB) rendem nova homenagem a este artista falecido em 29 de janeiro de 2019 aos 77 anos. Uma das salas expositivas do MAB foi batizada naquela época com o nome do bailarino em reconhecimento a sua trajetória e legado artístico deixado no cenário catarinense.

Pedro Dantas nasceu em Mirandela, na Bahia, mas escolheu Blumenau como sua “pátria”. Ainda na infância, transformava argila em obras de arte. Como bailarino, dançou nas mais importantes companhias do mundo, incluindo Itália, França, Grécia, Alemanha, Áustria, Holanda, Dinamarca e Rússia. Apresentou-se em mais de 100 países, conviveu com artistas e bailarinos, descobrindo em sua alma a paixão pela dança. Seu primeiro palco foi o Teatro Municipal de São Paulo. Na adolescência, estudou na Escola de Teatro Municipal do Rio de Janeiro e frequentou escolas de grandes mestres da época como Maria Olenewa, Tatiana Lescowa, entre outros.

Atuação no Exterior

Atuou por quase 20 anos fora do Brasil. Durante a sua jornada como bailarino, quando sofria alguma lesão, aproveitava os períodos de repouso e dedicava-se as suas atividades de reflexão, que eram a pintura e a escultura. Ao final da década de 1970, retornou ao Brasil tendo como destino Blumenau. Foi convidado pelo senhor Ingo Hering para dirigir a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes.

Dançou profissionalmente até os 40 anos e se despediu dos palcos aos 58. Nas artes visuais, foi a escultura que prevaleceu. Como reconhecimento do seu trabalho, o Estado de Santa Catarina lhe concedeu a mais alta honraria cultural, a Medalha Cruz e Souza, pelo conjunto de sua obra. Em 2017, recebeu a Comenda do Mérito Cultural Rose Gaertner, a mais alta honraria concedida ao segmento pelo município.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 15/07/2022 15:03 – 4 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!