14.9 C
Balneário Camboriú

Ambientalista participa de roda de conversa com estudantes de Itajaí

InícioSua RegiãoItajaíAmbientalista participa de roda de conversa com estudantes de Itajaí

Ambientalista participa de roda de conversa com estudantes de Itajaí

A ambientalista Nara Guichon, de Florianópolis, esteve na manhã desta sexta-feira (15) na Escola Básica Aníbal César, do bairro São Vicente, para uma conversa com os alunos dos quintos anos. Durante o mês de aniversário de Itajaí, os estudantes escolheram a temática oceano para realizar os estudos. Com auxílio da professora de Arte Contemporânea, da Educação Integral, Silvana Maria da Rocha, eles pesquisaram sobre a importância de preservar os mares e rios, barcos e redes de pesca e chegaram até o trabalho da ambientalista, que faz artesanato a partir da reutilização destes materiais, com reconhecimento mundial.

“O nosso mantra tem sido: cada sacola usada aqui é um bicho vivo lá no oceano”, destacou a docente.

A convite da direção da escola, Nara veio a Itajaí para uma manhã diferente com os alunos. No primeiro momento, foi feita uma sensibilização, quando foi lançada a pergunta: “Eu sou a voz do oceano. O que dizer para a humanidade?”. A partir daí surgiram várias frases, que foram depositadas dentro de garrafinhas pet e penduradas numa rede de pesca, formando uma árvore do oceano. “Joguem lixo no lixo, não em mim”, “Ajude-me, estou poluído” e “Eu sou a sua vida” foram algumas frases escritas pelos alunos. A ambientalista também participou da atividade e deixou o seu recado: “Sou sua casa maior. Me tratem como a sua casa menor”.

Na sequência, todos puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos em uma visitação à exposição “Oceano Vivo”, feita a partir de materiais recicláveis, como caixas de leite e redes de pesca. O Grupo Cambaqui, composto por professores da Educação Integral da Escola Básica Aníbal César, animaram o momento. O ponto alto foi a apresentação da canção “Sou Itajaí-Açu”, de autoria dos professores. Para conferir a música, é só clicar aqui.

“O nosso objetivo com tudo isso foi promover uma mudança na ação humana, instruindo os nossos alunos desde pequenos. Que a nossa casa seja respeitada, a começar pelos cuidados com o nosso rio, como muito bem enfatiza a música do grupo Cambaqui. Com ações deste nível, a gente consegue atingir toda comunidade escolar. Foram 1.517 alunos, 44 turmas e 125 funcionários aprendendo e ensinando sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente e os nossos mares”, declarou a diretora da unidade, Elenice Furtado.

Depois, em um outro espaço, a ambientalista falou para os estudantes sobre o seu trabalho e todos puderam assistir ao documentário, que retrata um pouco da luta de Nara Guichon. “Essas ações são necessárias porque nesta idade é muito mais fácil sensibilizar uma pessoa. Pelas devolutivas que tenho ouvido ao longo deste dia já deu para perceber que todos captaram a mensagem com muito significado. Saio daqui satisfeita, com mais uma semente plantada em favor do nosso planeta, do nosso meio ambiente”, comemorou a ambientalista.

“Eu aprendi que não devemos nunca jogar lixo nas ruas, porque isso vai ser diretamente levado para os nossos rios e, consequentemente, para os oceanos”, comentou o estudante Luiz Ricardo Peixer.

O encontro terminou com um café sustentável feito com produtos orgânicos, produzidos pelos alunos da educação integral da escola, e com o plantio de uma árvore nativa de Ipê Amarelo, qe simboliza o ato de plantar água e futuro.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!