20 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoFlorianópolisMais de 17 mil alunos da rede municipal de Floripa contarão com...

Mais de 17 mil alunos da rede municipal de Floripa contarão com jogos de raciocínio para melhorar a aprendizagem

Um evento realizado na última terça-feira (13), no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis, formalizou a parceria da Prefeitura Municipal com a empresa Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social e pioneira em metodologias focadas na aprendizagem socioemocional. 
 
O  projeto contemplará 17.800 alunos, de 32 escolas, onde serão capacitados 156 professores. 
 
Para o secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, o desenvolvimento de capacidades que tornam as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas unidades educativas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica.
 
A metodologia da Mind Lab parte de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador. Propõe um currículo organizado em atividades projetadas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, éticas e sociais. Elas são voltadas para todos os segmentos escolares, desde a creche até a formação de jovens e adultos, do jardim de infância até o ensino médio. 
 
Através do Programa Mente Inovadora, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos, que os ajudem a construir seu autoconhecimento e o autocontrole.  
 
Aprendizagem socioemocional
 
É o processo de aquisição de habilidades para reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver cuidado e preocupação com os outros, tomar decisões responsáveis, estabelecer relacionamentos positivos e lidar com situações desafiadoras de forma eficaz. Vários estudos mostraram que ela pode ter impactos positivos no desempenho acadêmico dos alunos, aumentando suas chances de sucesso na escola e mais tarde na vida.
 
A metodologia Mind Lab
 
O Mind Lab trabalha com cerca de 70 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de 1 a 18 anos, de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.
 
A Mind Lab
 
A Mind Lab é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de impacto social, criadora de uma solução para mudar o cenário brasileiro de defasagem educacional e geração de renda.  
 
Desde sua fundação, em 2006, a Mind Lab já atuou com instituições de ensino do setor público e privado e capacitou mais de 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente mais 5,6 milhões de alunos e famílias.
 


Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!