- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alunos dos Clubes de Astronomia de Criciúma realizam lançamentos na I Competição Interclubes de Foguetes

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

“Com a participação nos Clubes de Astronomia conseguimos ampliar nossa mente e saber que existem milhares de coisas ao nosso redor no universo para pesquisarmos e conhecer”, contou a estudante da escola Jorge da Cunha Carneiro, Isabela Milack da Silva, na I Competição Interclubes de Foguetes. O evento, que nasceu a partir da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), através dos Clubes de Astronomia promovido pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nessa quarta-feira (13) no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, do Criciúma Esporte Clube. Aproximadamente 300 estudantes e 18 professores das escolas municipais de Criciúma estiveram reunidos.

Continua após o anúncio

“Assim como os Clubes de Matemática, a realização dos Clubes de Astronomia é uma ideia que encanta a todos, desenvolvendo e levando cada vez mais longe o ensino da ciência no município de Criciúma. Bons resultados são demonstrados, ainda, no comprometimento de todos os professores que estão à frente dos Clubes em cada uma das escolas municipais de Criciúma”, ponderou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Conforme a coordenadora dos clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, durante a competição além de proporcionar diversão e fazer estudantes compreenderem temas relacionados a astronomia e astronáutica, foram realizadas ainda premiações para as escolas vencedoras, com o troféu Miss Foguete, para o foguete mais bonito, e o Foguete Turbinado, para o que alcançou maior distância.

Continua após o anuncio

Assim, de acordo com o secretário de educação, Miri Dagostim, por meio desses projetos é proporcionada a formação continuada de professores e de todos os alunos. “As atividades propostas desenvolvem potencialidades e estimulam a criatividade. Permitindo que o estudante amplie seus conhecimentos, realizando atividades práticas que despertem ainda mais a curiosidade sobre o universo”, afirmou.

Construção dos foguetes

Continua após o anúncio

Segundo a professora do projeto, Vanessa Medeiros, os estudantes já tinham iniciado os estudos dos foguetes no projeto Mostra Brasileira de Foguetes. Cada escola municipal aprendeu as etapas de construção dos foguetes, suas funcionalidades nos lançamentos espaciais e a importância da aerodinâmica, para posteriormente realizar os seus lançamentos em seus respectivos clubes.

“Depois dos lançamentos internos em cada uma das 26 escolas municipais durante o mês de maio, o melhor foguete foi escolhido para participar e representar a escola nesta primeira Competição Interclubes de Foguetes. Sendo uma tarde com significado para todos que estavam a mais de um mês estudando sobre o assunto nos encontros do clube, unindo todos os aprendizados teóricos com as práticas dos lançamentos”, ressaltou.

Clubes de astronomia

Participam do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras estudantes de 26 escolas da rede municipal com um mesmo objetivo em comum, estudar Astronomia. “Participar do Clube de Astronomia é pertencer a uma equipe bem heterogênea, mas com interesse de estudo em comum. A integração entre estudantes de diferentes escolas é muito importante pois integra, cada vez mais, cidadania democrática e educação no município de Criciúma”, destacou a coordenadora de clubes.

Escolas vencedoras:

Miss Foguete: O foguete mais bonito foi o Constelação Fenix, da escola Professor Francisco Skrabski.

Foguete Turbinado: O foguete mais veloz foi o da escola Jorge da Cunha Carneiro.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais