- PUBLICIDADE GOOGLE-

Paciente internada no Hospital São José recebe visita da cachorrinha de estimação

O Hospital Municipal São José (HMSJ) de Joinville busca promover a humanização em diversos aspectos, em ações que envolvem desde as equipes profissionais multidisciplinares até a personalização de ambientes.

Em mais uma iniciativa diferenciada, a equipe multidisciplinar que atende a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital viabilizou uma ação especial que alegrou e emocionou os profissionais, familiares e, principalmente, a paciente Marilene Brasil Martins, que recebeu a visita da sua cachorrinha de estimação, Melani, a “Mel”, como é chamada pela família.

Continua após o anúncio

Em 2021, a babá Marilene Martins, de 53 anos, ficou internada no São José entre os meses de maio e outubro para tratamento de Covid-19. No período, ficou dois meses na UTI, foi intubada, sofreu três paradas cardiorrespiratórias, mas se recuperou e voltou para casa. Porém, no último mês de junho, teve novas complicações, sofreu mais uma parada cardiorrespiratória e retornou para a UTI do São José, onde permanece internada.

Em conversa com a equipe, os familiares relataram que Marilene é muito apegada aos seus cachorrinhos e que estava sentindo falta dos pets. Foi aí que surgiu a ideia da surpresa especial, que ocorreu na sexta-feira, dia 8 de julho.

Continua após o anuncio

“Avaliamos que a paciente estava estável, com condições de ser deslocada a um ambiente externo da UTI. Então, conversamos com o médico responsável que fez a liberação. Também verificamos se o animal estava com a vacinação em dia, se era dócil e se era desejo da família trazê-lo para a visita”, relata a enfermeira Maria Rita Andrade de Lemos, coordenadora da UTI do Hospital São José.

O resultado da surpresa foi realmente o esperado: “Foi bem emocionante. Ela ficou muito feliz e, para a nossa equipe, foi gratificante”, relembra Maiara.

Continua após o anúncio

A satisfação também foi compartilhada pelo marido da paciente, o técnico de manutenção eletroeletrônica, Armando Tadeu Martins. “Os olhos dela brilharam! A Mel ficou um pouco assustada, mas depois ficaram juntas por quase meia hora, com muita alegria. Na última semana a Marilene estava um pouco triste, ansiosa, mas encontrar a Mel deixou ela mais animada”.

“Buscamos atender o ser humano em sua integralidade, olhando para as necessidades sociais, afetivas e familiares. Trabalhamos para melhorar a experiência da pessoa que está no ambiente hospitalar e para garantir sua melhor recuperação”, afirma Andrei Kolaceke, secretário da Saúde de Joinville.

Visitas de “pets” são regulamentadas

Em Santa Catarina, a Lei no 17.968/2020 permite o ingresso de animais domésticos e de estimação em todos os hospitais privados e públicos.

No entanto, a entrada dos pets deve seguir algumas regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tais como verificação da espécie do animal, autorização expressa emitida pelo médico que acompanha o paciente internado, laudo veterinário atestando boas condições de saúde do animal e carteira de vacinação atualizada, visível aparência de boas condições de higiene, equipamento de guia (no caso de caninos) e local adequado para receber a visita em ambiente interno ou externo.

De acordo com o médico intensivista do Hospital São José, Rodrigo Cordeiro, as condições clínicas do paciente também devem ser avaliadas.

“São selecionados pacientes com internação prolongada, sem instabilidade e não conectados a respiradores permanentemente, pacientes lúcidos e que podem ser deslocados com auxílio da equipe”, explica.

Para o médico, a visita do animal de estimação é uma das formas de promover a humanização dos cuidados, proporcionando ao paciente uma experiência diferente do dia a dia vivido no ambiente hospitalar.

“De forma empírica, observa-se a melhora do humor, mais ânimo e motivação que ajudam o paciente a seguir o tratamento e se recuperar”, afirma o médico.

Hospital São José preconiza ações de humanização

Na UTI do Hospital Municipal São José, o atendimento humanizado é praticado por toda a equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e residentes multiprofissionais.

Entre as ações implementadas estão o protocolo de visita estendida, onde os familiares podem permanecer por mais tempo junto com o paciente internado, homenagem aos pacientes aniversariantes e colocação de fotos da família perto do leito do paciente.

“Sempre valorizamos e incentivamos iniciativas como essas, pois são fatores que também influenciam na qualidade da assistência prestada e no desfecho do tratamento”, conclui Kolaceke.

Paciente em maca e marido, ao lado, brincam com cachorrinha
Paciente recebe visita de sua pet

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais