- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville entrega Ordem de Serviço para construção de ponte sobre o Rio Cachoeira

A Prefeitura de Joinville entregou, nesta quinta-feira (30/6), a Ordem de Serviço para início da construção da ponte sobre o Rio Cachoeira, que ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista.

O ato teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade. Também esteve presente a coordenadora da Regional de Infraestrutura Norte da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Andréa Cristina Teixeira.

Continua após o anúncio

“Essa é uma obra esperada há mais de 20 anos que está saindo do papel. A construção de uma ponte é algo muito simbólico, porque representa uma nova via de ligação entre dois bairros”, afirma o prefeito.

Para a construção da ponte, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, com recursos oriundos do Plano 1.000, iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa impulsionar e fomentar projetos estruturantes nos municípios. O prazo estimado para a conclusão da obra é de 12 meses.

Continua após o anuncio

O projeto foi elaborado pela Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia e recebeu adaptações feitas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). Já a construção da ponte será executada pela empresa Técnica de Engenharia Catarinense Ltda, que venceu a licitação.

Mobilidade urbana e navegabilidade

A ponte sobre o Rio Cachoeira faz parte de um conjunto de obras e ações da Prefeitura de Joinville para melhorar a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito, beneficiando a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos.

Continua após o anúncio

“A ponte será uma nova opção para quem se desloca para o Boa Vista, Iririú e Espinheiros. Vai desafogar o trânsito nas ruas Procópio Gomes, São Paulo e todo o trânsito que vem da zona Sul para a zona Leste”, explica o diretor executivo da Seinfra, Paulo Mendes Castro.

O traçado da ponte vai ligar a rua Plácido Olímpio, na esquina com a Porto Belo, à rua Aubé, próximo do acesso ao Museu Casa Fritz Alt. Serão 118 metros de extensão e 13 metros de largura.

A estrutura contará com duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura. O tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.

Um importante diferencial será o gabarito de navegação, ou seja, o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que o projeto executivo da ponte foi estudado pela equipe técnica da Seinfra, que optou por elevar a altura da estrutura com o objetivo de preservar o potencial de navegabilidade pelo Rio Cachoeira.

Sobre a ponte

– 118 metros de extensão
– 13 metros de largura
– 1.534,78 m2 de área total
– 1.200 m3 de concreto
– 12 blocos em concreto armado
– 88 toneladas de aço
– 4.000 m2 de pavimentação asfáltica
– 1.000 m2 de área de passeio

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais