- PUBLICIDADE GOOGLE-

Alunos de 4º e 5º ano visitam Estação de Tratamento de Água da Emasa

Programa de Educação Ambiental abre agenda para escolas interessadas em conhecer a ETA

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), recebeu alunos do Colégio Recriarte de Camboriú, para uma visita na Estação de Tratamento de Água, nesta quarta-feira (29). Divididos entre manhã e tarde, 55 estudantes de quatro turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, conheceram todo processo e as etapas do tratamento da água, até chegar às torneiras das casas.

Continua após o anúncio

Guiados pelos operadores da Emasa, os engenheiros Ambiental Sanitarista, Hilário Zornitta Júnior e Ana Carolina Nicolau, puderam conhecer os cinco passos do tratamento após a captação da água bruta no Rio Camboriú, que ocorrem na ETA: Floculação e Coagulação; Decantação; Filtração; Desinfecção e Fluoretação; Reservação e Distribuição. Além do laboratório de análise de potabilidade da água, para garantir a qualidade da água distribuída. A visita também incluiu jogos educativos sobre as questões ambientais, como jogo de memória e sobre materiais recicláveis e orgânicos. “Os alunos ficaram bem impressionados com o tamanho de tudo e a quantidade de água que viram: “Aqui é tudo muito grande”, eles falavam. E não imaginavam que seria tão interessante essa visita”, ressaltou a engenheira Ana Carolina.

“É importante que os alunos tanto de Balneário, como Camboriú, municípios que são abastecidos pelo Rio Camboriú e recebem a água tratada pela Emasa, vejam como é realizado o trabalho, e tenham noção da complexidade e todo processo do tratamento. Vendo como chega essa água “bem suja”, todos os cuidados que temos com os produtos que são adicionados na água e depois como ela sai limpinha para a distribuição às suas casas”, completa Hilário, mencionando que esse conhecimento, até os torna mais conscientes da sua responsabilidade no uso correto da água, levando o aprendizado aos seus familiares.

Continua após o anuncio

Os alunos já estavam trabalhando sobre a temática da água em sala de aula, junto com as professoras: Juliana Prado; Sintia Albino de Abreu; Bruna Isse Gonçalves; e Giovana Carla Erhardt; que também acompanharam a visita.

Segundo os servidores da Emasa, essa visita serviu como uma “visita teste” para começarem a receber outras escolas interessadas em levar seus alunos para conhecer a Estação de Tratamento de Água. A partir do 2º semestre, será organizado um calendário de visitas com os alunos do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação. E as escolas particulares interessadas, poderão agendar as visitas pelo e-mail: [email protected].

Continua após o anúncio

Sobre o PEA JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA – “Emasa levando água e conhecimento até você”, foi criado com o intuito de promover a sensibilização da população de Balneário Camboriú, quanto ao papel de cada ator social na preservação da qualidade e da quantidade de água dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, e a importância do saneamento e todo sistema de esgotamento sanitário do Município. O projeto visa alcançar diferentes públicos-alvo, desde colaboradores internos; professores; alunos de cursos técnicos ou superior na área ambiental; alunos do ensino fundamental e infantil; e as famílias como um todo.


EMASA
(47) 3261-0000

Diretoria de Comunicação
Jornalista Renata Furlanetto
Foto: Renata Furlanetto

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais