A partir do dia 6 de julho a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) inicia o período de vistorias dos veículos que atuam com o Transporte Escolar em Blumenau. A vistoria, que é válida para o segundo semestre letivo, será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, localizada na Rodoviária de Blumenau – Rua 2 de Setembro, nº 1.222, bairro Itoupava Norte.
Todos os veículos que trabalham com o Transporte Escolar, nos limites de Blumenau, precisam se apresentar no local até o início do semestre nas redes de ensino municipal, estadual e particular. Após o início das aulas, somente os veículos liberados pela vistoria estarão autorizados ao trabalho, com o Selo Azul colado junto ao para-brisa do veículo.
Antes de chegar para a vistoria do município, os veículos escolares também passam pelas vistorias da parte elétrica, mecânica e visual do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, com credenciamento pelo Inmetro.
Atualmente Blumenau conta com cerca de 100 veículos prestadores do serviço.
Entenda a vistoria
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como: luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do(a) motorista e do(a) monitor(a).
O(a) motorista também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço. Para o diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite, essas vistorias são importantes tanto para o município como para as famílias usuárias do serviço.
“Este é um trabalho constante aqui na secretaria. Todo início de semestre letivo estamos comprometidos com a realização das vistorias para garantir a segurança dos nossos adolescentes, jovens e crianças; bem como de toda a população que utiliza o sistema viário da nossa cidade diariamente” destaca Lairto.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a SMTT pelo telefone(47) 3381-7006 para mais informações. Já os relatos de irregularidade podem ser informados à administração por meio da ouvidoria do município no telefone 156, opção 3. Ou ainda pelo ramal (47) 3381-7022 e e-mail [email protected]
Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian
postada em 27/06/2022 11:33 – 12 visualizações
Fotos