- PUBLICIDADE GOOGLE-

Plano de Mobilidade Urbana de Criciúma visa realizar um estudo completo sobre os modais do município


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Continua após o anúncio

Criciúma é o maior município no Sul de Santa Catarina e está se transformando em um polo industrial e um celeiro de startups. O município já tem uma população de 217.311 habitantes e uma frota de 150 mil veículos, dados do IBGE e do Detran SC, respectivamente. Pensando neste novo cenário e no futuro, a ordem de serviço para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana do município visa realizar um estudo completo de todos os modais da cidade e foi assinada nesta quinta-feira (23), no Salão Ouro Negro, do Paço Municipal Marcos Rovaris.

O documento vai contemplar a realização de estudos, pesquisas e levantamentos, análise de dados, elaboração de mapas temáticos e elaboração de planos de ações. As propostas devem abranger planos de ação de curto prazo, para implementação até em 2030, médio prazo, para implementação até 2040 e longo prazo, para 2050. O Plano de Mobilidade Urbana também é uma das metas do Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (Pegem). Além disso, a elaboração do plano garante o recebimento de recursos federais para a mobilidade urbana do município.

Continua após o anuncio

A Prefeitura de Criciúma vai investir R$ 725 mil na elaboração do estudo. “O plano vai contribuir para tomar decisões mais precisas e conscientes sobre a mobilidade urbana na cidade. O nosso município está crescendo todos os dias e este crescimento precisa estar alinhado e caminhar junto com o trânsito, as linhas de ônibus, as ciclovias e os pedestres”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O plano terá uma ênfase também na malha cicloviária e no escoamento de cargas, além de melhorar a circulação dos moradores nos ambientes urbanos. “O estudo vai nos dar uma visão completa da cidade, com mapas temáticos e informações que vão ajudar a criar estratégias, orientar e dar direções para ações futuras no âmbito da mobilidade urbana na cidade”, frisou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

Continua após o anúncio

De acordo com o secretário, a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana tem o intuito de também estimular o uso de modos de transporte não motorizados e para a melhoria do transporte público de passageiros, sendo essenciais para as condições futuras da cidade, na qualidade do meio urbano e na vida dos cidadãos criciumenses.

O documento também servirá de subsídio para a revisão do Plano Diretor, nos próximos anos, em virtude de todos os dados técnicos que serão levantados para o crescimento urbano do município.

Dados de modais de Criciúma

Conforme dados do IBGE de 2020, a cidade carbonífera possui 217.311 habitantes e uma frota aproximada de 150 mil veículos, dados do Detran SC, sendo 95 mil automóveis, ou seja, 0,70 veículo para cada habitante, e com um crescimento médio da frota de aproximadamente 6,5% ao ano.

Já o transporte público conta atualmente com uma frota de 104 ônibus, divididos em 66 linhas, transportando 1.072.424 passageiros por mês, em média. Os números são de outubro de 2019.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais