Defesa Civil realiza quinta fiscalização de transporte rodoviário de produtos perigosos em 2022


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compedec) promoveu a quinta fiscalização de transporte de produtos perigosos de 2022 na última terça-feira (21). A ação, que tem caráter preventivo, ocorreu na avenida Osvaldo Reis, no bairro Praia Brava. Ao todo, 24 veículos foram abordados.

Durante a fiscalização, sete veículos abordados transportavam cargas perigosas. Destes, seis foram autuados por conta do transporte de produtos perigosos e um foi autuado por infração ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.

Para realizar o transporte de produtos perigosos (inflamáveis, gases, combustíveis, produtos corrosivos, entre outros) é necessário seguir as regras de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Município de Itajaí concentra um grande número de empresas que trabalham ou transportam estes produtos. Por isso, a documentação específica de transporte, simbologia dos veículos, conjunto de equipamentos para emergência e equipamentos de proteção individual para o motorista e ajudante são algumas das exigências mais importantes.

A fiscalização foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Conselho Regional de Química, Polícia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária, Codetran, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e Defesa Civil de Brusque.
 

Comente com o Facebook