- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau garante mais de R$ 130 milhões em obras junto ao Governo do Estado


O prefeito Mário Hildebrandt e o governador Carlos Moisés assinaram na última quarta-feira, dia 22, contratos que somam mais de R$ 130 milhões em recursos para obras de infraestrutura e mobilidade para Blumenau. Entre os atos, serão assinadas 16 ordens de serviço, um convênio, seis licitações e duas desapropriações que prevêem recursos de parcerias entre Estado e o Município, entre elas o Plano 1000.

Continua após o anúncio

O prefeito Mário Hildebrandt enaltece a vinda dos recursos que permitem ampliar o planejamento e desenvolvimento da cidade “Quando o Governo do Estado repassa recursos para os municípios ele entende que é nas cidades que a população reside e que auxiliar as Prefeituras é melhorar a vida das pessoas. Ficamos felizes com a assinatura do Plano 1000. Nossa parte enquanto gestão, que é a elaboração de projetos, foi feita. Justamente para que esse tipo de assinatura pudesse acontecer, já que aguardavam por uma fonte de recurso e poderão sair do papel”, avalia.

Antigas reivindicações da comunidade, como uma nova ponte no bairro Testo Salto, ligando as ruas Maike Andresen Deeke com a Bernardo Scheidemantel, serão atendidas. Outras duas pontes serão construídas e cinco locais ganharão nova estrutura. 

Continua após o anuncio

Além do novo complexo viário da Rua Maike Andresen Deeke, que será erguido às margens da Rodovia Werner Duwe, também no bairro Testo Salto, um novo acesso na Rua Helmund Trapp será edificado no lugar da ponte de madeira. No Distrito da Vila Itoupava, a Rua Bruno Kimmichs é outra que ganhará uma nova ponte, substituindo o pontilhão de madeira existente. 

No bairro Salto do Norte a ponte na Rua Engenheiro Udo Deeke será reformada e ganhará uma nova estrutura. O mesmo acontece com a ponte da Rua Paraíba, que será alargada e elevada. Ainda no Centro, uma nova ponte será erguida na Rua 7 de Setembro, nas imediações da Praça do Estudante, ligando até a Rua Clara Mantau. Já no bairro Progresso, uma nova estrutura que irá substituir o pontilhão existente na Rua Hermann Baehr está prevista. O bairro ganha ainda uma nova ponte ligando a Rua Progresso com a Rua Santa Terezinha. 

Continua após o anúncio

Além das quatro pontes, vias municipais serão contempladas com pavimentação. No bairro Itoupava Central, as ruas Paulo Zingel e Arnoldo Beck. No bairro Boa Vista, o trecho final da Rua Walter Berner ganhará pavimentação, assim com a Rua José Reuter, no bairro Velha Central, que também será contemplada com pavimentação no trecho final da via. 

Há ainda as obras de contenção que serão feitas na cidade, sendo uma delas na Rua Caçapava, no Garcia e outra na Rua Otília Passold, na Vila Itoupava. Além destas, há duas aguardadas intervenções de macrodrenagem, uma delas na Rua Divinópolis no bairro da Velha e outra na Itoupava Norte, na Rua Paulo Kuehnrich, em frente à Teka, onde uma nova galeria será implantada. 

Licitações

Além das Ordens de Serviço, durante e o evento foram assinadas seis autorizações de licitações para a pavimentação das ruas Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central, Helmund Trapp, no Testo Salto, Frederico Jensen (2º trecho), na Itoupavazinha e Paulo Zingel Filho, na Itoupava Central. A Rua Araranguá, no Garcia, também ganhará, em breve, obras de macrodrenagem. Outras autorizações assinadas serão da reforma da ponte Desembargador Pedro Silva, no Centro e a revitalização de pista do Aeroporto Quero-Quero, Itoupava Central.  

Aeroporto

Enquanto prosseguem os trabalhos do cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, além do balizamento noturno que continua em licitação, a Prefeitura assinou a desapropriação de dois terrenos adjacentes ao aeródromo. Com a aquisição destes dois imóveis, o município poderá melhor a logística de acesso, ampliando as condições de segurança. Com a somatória destas ações, incluindo a revitalização da pista do aeródromo, o município conseguirá alterar a classe do aeroporto, permitindo assim abrigar vôos comerciais e até de vôos destinado a área da saúde, que fazem o transporte de órgãos.  

Convênio da Margem Esquerda

Além das ordens de serviço, a Prefeitura e o Governo do Estado assinaram também o convênio com o Governo do Estado para assegurar as obras do Circuito Linear da Margem Esquerda, estimada em 25,5 milhões. Trata-se de uma área de 990 metros entre a Ponte de Ferro até a Prainha, incluindo pista de caminhada e para ciclistas, escadarias até a margem do Rio Itajaí Açu, além de 11 mirantes, além de mobiliário urbano, iluminação pública e paisagismo. 

Assinatura de Leis

Ainda neste ato, foram assinadas as leis de cessão de um espaço dentro do perímetro do aeroporto, sendo um deles para a implantação de uma Companhia de Bombeiro Militar do Batalhão de Operações Aéreas – BOA (Arcanjo) pelo período de 25 anos. 
Outro espaço, aos fundos da Rua Fritz Koegler, no bairro Fortaleza, será doado para construção de um complexo para a Polícia Civil. 

*Confira todas as obras assinadas:*
Autorizações de Licitação:
• Pavimentação da Rua Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central;
• Pavimentação da Rua Helmund Trapp, no Testo Salto;
• Pavimentação da Rua Frederico Jensen (2º trecho), na Itoupavazinha;
• Pavimentação da Rua Paulo Zingel Filho, na Itoupava Central;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Araranguá, no Garcia;
• Reforma da ponte Desembargador Pedro Silva, no Centro;
• Revitalização de pista do Aeroporto Quero-Quero – Itoupava Central;
• Desapropriações para o Aeroporto Quero-Quero – Itoupava Central.

Assinatura de Ordens de Serviço:
• Construção de contenção na Rua Caçapava, no Garcia;
• Construção de contenção na Rua Otília Pasold, na Vila Itoupava;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Paulo Kuehnrich, na Itoupava Norte;
• Implantação de macrodrenagem na Rua Divinópolis, na Velha;
• Pavimentação da Rua José Reuter, na Velha;
• Pavimentação da Rua Arnoldo Beck, na Itoupava Central;
• Pavimentação da Rua Walter Berner, no Boa Vista;
• Pavimentação da Rua Paulo Zingel, na Itoupava Central;
• Reforma da ponte na Rua Eng. Udo Deeke, no Salto do Norte;
• Reforma da ponte na Rua Paraíba, no Victor Konder;
• Construção de ponte na Rua Bruno Kimmichs, na Vila Itoupava;
• Construção de ponte na Rua Helmund Trapp, no Testo Salto;
• Construção de ponte da Rua Hermann Baehr, no Progresso;
• Construção de ponte na Rua 7 de Setembro (Praça do Estudante), no Centro;
• Construção de ponte entre as ruas Progresso e Santa Terezinha, no Progresso;
• Construção do Complexo Viário e ponte da Rua Maike Andresen Deeke, no Testo Salto.

Convênio
• Circuito linear da Margem Esquerda, com urbanização.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga 

postada em 23/06/2022 10:06 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais