- PUBLICIDADE GOOGLE-

Aniversário de 15 anos do Conservatório de Música de Itajaí é celebrado com concerto no Teatro Municipal


O Teatro Municipal de Itajaí sediou, na terça-feira (21), o Concerto de 15 anos do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues e o lançamento do projeto da nova sede da instituição. Apresentaram-se Banda, Grupo de Choro, Grupo de Violões Infanto-juvenil, Grupo de Percussão de Itajaí (GPI) e professores do Conservatório.

Continua após o anúncio

No evento, foram homenageadas pessoas da comissão que fundou o Conservatório de Música e estavam presentes: o músico e professor Arnou de Melo, coordenador da comissão de implantação e primeiro diretor do Conservatório, Eliezer Patissi, atual diretor do Conservatório; Normélio Pedro Weber, atual superintendente administrativo das Fundações; e Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

O Conservatório de Itajaí foi instituído pela Lei Municipal nº 4.829 de 20/06/2007 para capacitar e formar profissionais na área da música. Trata-se de uma escola pública de formação profissional que oferta de forma gratuita, por meio de bolsas de estudos, cursos com duração de três anos em várias opções de instrumentos.

Continua após o anuncio

A instituição já formou 800 alunos no curso regular e mais de 3 mil pessoas participaram de atividades de extensão para a comunidade. Atualmente, está sediado na Casa da Cultura Dide Brandão e tem parceria com a Associação Proarte de Itajaí.

“É uma marca forte e respeitada. Essa noite é histórica e muito significativa, porque somos um dos poucos conservatórios populares públicos que existe no Brasil. Isso nos traz muito orgulho. Para consolidar o Conservatório foi preciso entendimento do contexto da nossa cidade e visão de futuro. A partir do Festival de Música viu-se que era possível atrair e ter aqui pessoas estudando música não só naquele período, mas durante o ano todo”, comentou Normélio Weber.

Continua após o anúncio

Já o prefeito Volnei Morastoni, considerou o concerto uma homenagem à cidade: “Sonhamos isso juntos, em 2007, e agora estamos aqui. Já são 15 anos de um projeto consolidado, um verdadeiro legado. Isto está na essência de Itajaí, uma cidade da música, do teatro, da dança, da literatura. A alma de um povo está na sua cultura. Este concerto é uma das mais belas homenagens que podemos fazer ao Município pelos seus 162 anos de emancipação”, afirmou.

Nova sede

O projeto da nova sede do Conservatório de Música foi apresentado no início do concerto. O local ficará anexo ao Teatro Municipal, com dois pisos, salas de aulas e espaços coletivos para práticas, palestras e estudos. A intenção é de que a obra inicie ainda este ano.

A proposta permitirá que o estudante do Conservatório tenha contato diário com a dinâmica de funcionamento de um equipamento cultural de grande porte como o do Teatro Municipal de Itajaí. Além disso, haverá aproveitamento da infraestrutura de água e energia elétrica do teatro.

O novo conservatório será composto por duas edificações que totalizam 481m². A primeira será administrativa, na parte da frente, e sediará recepção, as salas de professores, direção e biblioteca. A segunda edificação, nos fundos, terá dois pavimentos com 11 salas de aula climatizadas, com forro e paredes com tratamento acústico e aplicação de carpete com tratamentos antichamas.

Haverá aberturas zenitais para aproveitamento de iluminação natural e a edificação terá elevador e banheiros adaptados às normas de acessibilidade.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais