- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saretta diz que falta de leitos de UTI é histórica e prega mudanças


Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (21), que tratou sobre a falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatal em Santa Catarina, o deputado Neodi Saretta (PT) apontou que há anos vem alertando e também cobrando o Estado sobre a abertura de mais leitos. Ele, inclusive, relembrou os pedidos feitos ao Estado para que os leitos UTI abertos durante a pandemia fossem mantidos para atender a demanda.

Continua após o anúncio

“Era necessário que os leitos utilizados para o enfrentamento da Covid ficassem credenciados em face da necessidade que o Estado tem em todas as áreas, principalmente sobre os leitos pediátricos e UTI neonatal. Há defasagem em todas as regiões do Estado e há locais que não tem nenhum leito, como no Meio Oeste, em cidades como Joaçaba, Videira e Caçador, que não têm UTI neonatal e usam as de Concórdia e Curitibanos”, argumentou.

Durante a reunião, que contou com parlamentares, Secretaria de Estado da Saúde e entidades médicas, ficou clara a necessidade de mais agilidade na abertura dos novos leitos anunciados pelo Estado, sendo esta uma das principais cobranças durante a reunião. “Dos 82 leitos de UTI anunciados, apenas 14 foram implantados, por isso o Estado precisa agilizar a abertura desses leitos. Além disso, é fundamental que os mesmo sejam mantidos, já que a falta de leitos de UTI é histórica em Santa Catarina”, disse Saretta, presidente da Comissão de Saúde.

Continua após o anuncio

Outra questão apontada é a necessidade de alteração do parâmetro do Ministério da Saúde, que é utilizado em Santa Catarina, determinando dois leitos de UTI para cada mil nascidos vivos. “Santa Catarina não pode se basear neste parâmetro antigo e defasado, inclusive a própria Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que são necessários quatro leitos de UTI, então temos uma defasagem grande e isso precisa ser mudado”

Saretta finalizou dizendo que vai continuar cobrado para que Santa Catarina tenha mais leitos de UTI em todas as regiões do estado.

Continua após o anúncio

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: [email protected]
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais