- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Blumenau promove o 12º Seminário da Educação Fiscal


A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e da Fazenda (Sefaz), promove nesta quarta-feira, dia 22, às 8h, o 12º Seminário de Educação Fiscal. Com o tema “Empreendedorismo e Tributação no âmbito da Cidadania”, o evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), e tem como objetivo principal disseminar a Educação Fiscal para o pleno exercício da cidadania.

Continua após o anúncio

De volta ao formato presencial, o seminário deste ano contará com as palestras do delegado Eduardo Burigo de Souza e o analista tributário Kelcio Cesar Goedert, ambos da Receita Federal do Brasil, falando sobre Tributação no âmbito da Cidadania; e da especialista em desenvolvimento e comportamento humano e organizacional, Daniela Carmo, que abordará o tema Empreendedorismo.

Fruto do Programa Municipal de Educação Fiscal, desenvolvido nas instituições de ensino de Blumenau há 14 anos por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Fazenda de Blumenau, o seminário é voltado aos profissionais de Educação e sociedade em geral previamente inscritos. Para o prefeito Mário Hildebrandt, “a educação financeira é um assunto primordial para formação da cidadania dos estudantes, por isso o tema é tratado desde a Educação Infantil. O programa propõe desenvolver atitudes de responsabilidade e compromisso frente ao bem comum e às normas que regulam a convivência”, explica.

Continua após o anuncio

A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca a importância de desenvolver a educação financeira de forma interdisciplinar nas instituições de ensino da Rede Pública Municipal. “Nosso município possui um programa de educação fiscal que busca de forma pedagógica mudar a cultura financeira dos estudantes e de suas famílias. Dentro das nossas instituições de ensino, esse programa é trabalhado de maneira interdisciplinar, o conhecimento é construído com a participação de toda a comunidade escolar, o que proporciona a disseminação dessa nova cultura financeira”, complementa.

O evento marca o pontapé inicial para a retomada dos projetos presenciais de Educação Fiscal nas instituições de ensino, tanto da rede pública, como das redes estadual e privada de ensino de Blumenau. “Retomar as ações do programa é fundamental para este movimento de educar nossos estudantes e consequentemente suas famílias para o exercício da cidadania fiscal”, reforça o secretário da Fazenda, César Poltronieri.

Continua após o anúncio

Sobre o Programa Municipal de Educação Fiscal

O Programa Municipal de Educação Fiscal segue as diretrizes do programa nacional, com o objetivo de disseminar a Educação Fiscal e compartilhar conhecimentos sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, estimulando a cidadania e a participação social. Mais de 20 mil estudantes e dois mil profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino já passaram pelo programa, por meio de diferentes projetos e temas, que vão desde ética, gestão pública, tributos, direitos e deveres, empreendedorismo.

Em 2018, o programa foi o primeiro colocado no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da ESAG/UDESC, na modalidade de Educação.

Assessores de comunicação: Aline Franzoi e Emerson Jose Geraldo

postada em 21/06/2022 15:55 – 6 visualizações

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais