- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hospital Municipal São José realiza a captação inédita de dois corações no mesmo dia


O Hospital Municipal São José realizou uma ação histórica nessa segunda-feira (20/6): a inédita captação de dois corações no mesmo dia. Dos mesmos doadores, também foram captados quatro rins, dois fígados e duas córneas. Até dez pessoas podem ser beneficiadas com os transplantes.

Continua após o anúncio

Segundo Liliani Azevedo, coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José, a captação de mais de um coração, no mesmo dia, envolve fatores que raramente acontecem.

“São dois pacientes muito jovens e os dois com aceite de coração. E foi possível organizar duas equipes diferentes para virem até hospital”, explica a coordenadora.

Continua após o anuncio

A Central Estadual de Transplantes, em Florianópolis, organiza a logística da distribuição dos órgãos captados nos hospitais catarinenses. No caso dos corações captados nesta segunda-feira (20), um foi para São Paulo e outro para Blumenau. O transporte contou com o apoio de um helicóptero da Polícia Civil de Santa Catarina e de uma ambulância do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ).

De janeiro a maio deste ano, dez pacientes tiveram órgãos captados no Hospital Municipal São José, após o consentimento dos familiares.

Continua após o anúncio

“A partir do início dos testes para o diagnóstico de morte encefálica, a equipe do hospital começa a acolher as famílias e explicar claramente esses procedimentos. A família passa então a processar a possibilidade de um desfecho de morte. Durante esse processo, que dura em média 12 horas ou mais, não se fala em doação de órgãos, o ente querido ainda está vivo. Mas o acolhimento da família e a clareza e seriedade do processo, fazem muita diferença”, esclarece a coordenadora da CHT.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais