- PUBLICIDADE GOOGLE-

5º Festival Literário de Itajaí tem lançamento de livros neste sábado (18)


Três obras contempladas no edital Meu Primeiro Livro e uma aprovada na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí serão lançadas neste sábado (18), na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico, no centro de Itajaí. Os lançamentos destes trabalhos e outros de editoras e artistas independentes acontecem na feira do 5º Festival Literário de Itajaí (FLI).

Continua após o anúncio

O último dia do FLI será repleto de atividades. A abertura da feira acontece às 11h, com a apresentação musical da Tamires Pereira e Banda. Às 14h30 tem a intervenção Livro Mural, de Luciano Pontes. Às 15h, ocorrem os lançamentos das obras do edital Meu Primeiro Livro, depois a intervenção Pequeno Brasil Itinerante, de Genifer Gerhardt. A partir das 17h haverá lançamentos de editoras e artistas independentes e, às 18h30, a intervenção “Ultra-Realismo”, do Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana e convidados.

Sobre os lançamentos

Continua após o anuncio

A editora, professora e produtora cultural Vanessa Gonçalves se lança oficialmente como escritora e apresenta ao público seu primeiro livro: Dissolúveis. O livro foi contemplado pelo edital Meu Primeiro Livro, do Município e Fundação Cultural de Itajaí, e é uma edição da Rizoma Projetos Editoriais (Itajaí-SC) com co-edição da Editora Patuá (São Paulo-SP), que é referência em editoração independente no país. A obra reúne 20 histórias que permeiam a voz de uma personagem feminina, a qual faz dos encontros um espaço de conhecimento de si e do(s) outro(s) que a cruzam. O livro será comercializado pelo valor de R$ 35 e pode ser adquirido pelo site da Rizoma: rizomaeditora.com.br.

Conhecido por sua atuação na cena musical de Itajaí e região, o pianista e compositor Giovanni Sagaz agora alça novos voos com sua primeira obra literária: o livro de poesias “Conversas com o abismo”, publicado pela editora Cruz e Sousa. Organizado durante a pandemia e o confinamento social imposto pela Covid-19, o projeto também foi contemplado no edital Meu Primeiro Livro e traz à baila as inquietações da alma do músico-poeta. A obra tem versão digital gratuita, que pode ser acessada por meio do site da editora: https://www.editoracruzesousa.com.br/loja . A versão impressa poderá ser adquirida com o autor após o lançamento.

Continua após o anúncio

Já o livro “Rio que Corre. Pedra.”, do escritor carioca Luiz Cláudio Cerqueira, foi construído a partir da reunião e seleção de poemas escritos ao longo da trajetória literária do autor, iniciada ainda na década de 1990 em São Paulo. Dali ele tece a composição da obra, atento à memória e conectado ao momento, inspirado no lugar onde atualmente vive, em Itajaí. O projeto é outra obra contemplada no edital Meu Primeiro Livro.

Livro conta a história do Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana

O Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana (GPEMQ), de Itajaí, reconhecido por sua intensa atuação nas décadas de 1980 e 1990 com a realização de recitais, performances, saraus e demais eventos literários para promover a poesia, ganha obra literária, publicada pela Editora Traços & Capturas. O livro “Ultra-realismo na cena literária de Itajaí” foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí.

Os integrantes do GPEMQ são: Carlos Rogério Mueller, Jean Carlos Reinert, Júlio Cesar Andrioni, Marlene de Fáveri, Nassau de Souza e Orlando Ferreira.

A narrativa da obra é composta por textos de autoria de Marlene de Fáveri, pesquisadora e autora na área de História, e tem coordenação editorial do escritor e historiador André Soltau. O livro revisita a memória cultural de Itajaí por meio da ação do GPEMQ. A publicação da antologia iconográfica pretende promover o registro de um momento efervescente na cidade.

Confira a programação do último dia do 5º FLI, na Praça Arno Bauer:

18/06 (sábado)
11h às 20h – Feira Literária do Centro:

11h – Abertura e apresentação musical com Tamires Pereira e Banda
14h30 – Intervenção Livro Mural, com Luciano Pontes
15h – Lançamentos de Livros Edital do Meu Primeiro Livro
16h – Intervenção Pequeno Brasil Itinerante, com Genifer Gerhardt
17h – Lançamentos de Editoras e Artistas Independentes | Livro do GPEMQ
18h30 – Intervenção ULTRA-REALISMO, com Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana e convidadas
20h – Encerramento 5° FLI 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais