- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau confirma mais dois óbitos por dengue na cidade


Nesta terça-feira, dia 14, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e do Serviço de Vigilância Epidemiológica do município confirmou dois novos óbitos por dengue na cidade. Agora, o município totaliza quatro óbitos pela doença contraídos na cidade. Outros três casos seguem em investigação pelo Laboratório Central de Saúde Pública Santa Catarina (Lacen).

Continua após o anúncio

A terceira vítima foi um homem de 56 anos que faleceu no dia 7 de maio. A quarta vítima foi um homem de 86 anos que faleceu no dia 9 de maio. Nos dois casos, a confirmação laboratorialmente veio após investigação e análise de material genético feito pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC) e pelo Lacen.

O primeiro óbito por dengue na história da cidade foi de um homem de 94 anos, que faleceu no dia 21 de março. A segunda vítima foi um homem de 24 anos, que faleceu no dia 15 de maio.

Continua após o anuncio

Dengue em números
Blumenau registra nesta terça-feira, dia 14, um total de 6.300 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 1.305 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 7, quando o município contabilizava 4.995 casos da doença – o que representa um aumento de 26% em uma semana.

Neste ano são 11.746 notificações. Destes, já são 6.230 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 3.712 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.845 focos do mosquito Aedes aegypti.

Continua após o anúncio

Internações
Nesta terça-feira, 3 moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue. Todos estão em Enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza 4 óbito por Dengue no município.

Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Atendimento Ambulatorial
Ambulatórios Gerais da Família (AGF) fazem atendimento ambulatorial nos bairros da cidade. A AGF Velha; AGF Escola Agrícola; AGF Garcia; AGF Fortaleza; AGF Itoupava; AGF Badenfurt e AGF Centro funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento à população. O endereço e horário de atendimento das unidades está no site da Prefeitura.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Denúncias
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti:

– Elimine água parada de todos os recipientes
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
– Mantenha lixeiras tampadas
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
– Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito
– Retire a água acumulada em lajes
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue

postada em 14/06/2022 16:42 – 8 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais