- PUBLICIDADE GOOGLE-

Balneário Camboriú recebe Selo Responsabilidade Cultural


BC foi a única cidade catarinense com esse reconhecimento

Continua após o anúncio

Pelos projetos e ações que valorizaram a cultura nos últimos cinco anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, Balneário Camboriú recebeu o Selo Responsabilidade Cultural em Brasília na noite de segunda-feira (13).

O selo foi concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC) a dez cidades brasileiras que mais investiram em cultura. Balneário Camboriú foi a única de Santa Catarina com esse reconhecimento.

Continua após o anuncio

Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), Denize Leite representou o Município na solenidade de entrega do selo. “Quando todos os municípios estavam focados em ações de saúde na pandemia, Balneário Camboriú estava voltado também para resolver os problemas dos impactos da pandemia na cultura”, disse Denize no evento.

Em 2020 e boa parte de 2021, a FCBC desenvolveu ações direcionadas a artistas e produtores culturais, uma das classes mais afetadas economicamente pelo isolamento social imposto pela Covid-19.

Continua após o anúncio

Fundação Cultural lançou ações para movimentar a cultura no período de pandemia

No início da pandemia, um censo cultural identificou as necessidades dos artistas. Com isso, famílias ligadas ao setor que enfrentaram dificuldades financeiras receberam alimentos.

Um pacote de fomento, batizado de “Cultura BC Inspira”, surgiu em maio de 2020 para estimular atividades culturais e geração de renda a artistas. Uma das ações foi a disponibilização dos equipamentos, estrutura e técnicos do Teatro Municipal Bruno Nitz para os produtores culturais fazerem lives, podcasts e cursos. Também foi criado um hotsite para que feirantes, artesãos e artistas em geral divulgassem seus trabalhos, como se estivessem em uma feira, só que on-line. Além disso, a Fundação Cultural promoveu lives semanais nas redes sociais da Prefeitura, com artistas credenciados pelo Município, os quais foram remunerados.

O Município investiu ainda no incentivo à leitura, para que o período de isolamento pudesse ser aproveitado na busca por conhecimentos. A faixa etária mais atingida pela Covid-19 foi beneficiada com o projeto “Delivery 60+”. Pelo projeto, idosos recebem em casa livros da Biblioteca Municipal Machado de Assis. Já com o projeto “Minha Cidade Lê”, o morador conseguia solicitar exemplares da biblioteca e retirá-los na bilheteria do teatro municipal.

A Fundação Cultural lançou também sete editais da Lei Aldir Blanc, que contemplaram com recursos federais e municipais 93 projetos, envolvendo diretamente 142 pessoas, entre artistas, agentes e produtores culturais. O montante distribuído pela Lei Aldir Blanc foi de R$ 943 mil.

Além dessas ações surgidas na pandemia, o Município patrocina anualmente projetos com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), que já está na 9ª edição.

Sobre a ANCEC

A ANCEC nasceu da união de empresários, artistas e comunicadores com a função de valorizar o empreendedorismo, a arte e a comunicação, com ações de reconhecimento, promoção e execução de atividades nas três áreas. Mais informações estão no site https://ancec.net.br/ .

Municípios contemplados com o selo

Prefeitura de Anápolis (GO)
Prefeitura de Balneário Camboriú (SC)
Prefeitura de Gramado (RS)
Prefeitura de Guarulhos (SP)
Prefeitura de Jundiaí (SP)
Prefeitura de Niterói (RJ)
Prefeitura de Rio Claro (SP)
Prefeitura de São José dos Campos (SP)
Prefeitura de Toledo (PR)
Prefeitura de Uberlândia (MG)

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Lilian Martins e Via Fotografia/Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais