- PUBLICIDADE GOOGLE-

Gestantes realizam “ultrassom ecológico” na UBSF Bakhita


A auxiliar administrativo Maiara Maximiano espera seu primeiro filho que vai receber o nome de Levi. Moradora do Boa Vista, aos 7 meses de gravidez, ela foi até a UBSF Bakhita nesta sexta-feira (10/6) no encerramento do grupo de gestantes e recebeu o “ultrassom ecológico”, uma atividade terapêutica que consiste em uma pintura feita na barriga, que retrata o feto, placenta, cordão umbilical, entre outros desenhos. Além de Maiara, outras gestantes que participaram do curso receberam uma sessão de fotos.

Continua após o anúncio

“Achei maravilhoso, a gente se sente muito acolhida. A pintura tá fazendo bastante cócegas, ele está se movimentando bastante, está sendo uma experiência bem bacana”, relata Maiara, enquanto recebe a pintura na barriga.

“A gestante escolhe qual desenho quer e, de forma lúdica, a gente acrescenta outros elementos, como flores, coração, coroa. Elas escolhem a cor que querem que se destaque na barriga, é um momento terapêutico. A gente percebe que as gestantes ficam super gratas por estarem recebendo esse carinho da equipe que pega junto e se envolve, faz esse momento acontecer. Hoje aqui temos dentista, enfermeira, técnicos de enfermagem, de saúde bucal, os agentes comunitários, toda a equipe se envolve”, explica a enfermeira Simone Damásio Ramos, responsável pela atividade.

Continua após o anuncio

A venezuelana Ana Gabriela Rodrigues, de 27 anos, também estava animada posando para fotos em frente ao painel montado em uma sala da UBSF. Ela está grávida de 5 meses.

“Gostei muito de como pintaram a minha barriga, sou mãe de primeira viagem. Já tinha desistido de ser mãe, foi uma surpresa e agora, é muita alegria, muita felicidade”, conta a operadora de montagem.

Continua após o anúncio

“É meio que uma despedida da barriga, elas tiram fotos, um momento de descontração. A equipe toda participa e a gente trouxe equipes de outras unidades para que compartilhem, disseminem esse carinho com as gestantes nesse momento tão especial”, afirma Keila Lunelli, coordenadora da UBSF Bakhita.

Durante todo o semestre, em seis encontros, as gestantes receberam orientação sobre temas como amamentação, uso seguro dos medicamentos, odontologia mamãe/bebê, mudanças corporais da gestante, parto e puerpério, práticas corporais e cuidados com bebê. Nas palestras que contaram com o engajamento de toda a equipe da UBSF, participaram enfermeiras, ginecologista, pediatra, dentistas, educadora física, farmacêutica e psicóloga.

“A pintura faz parte do curso que a gente elabora de forma carinhosa pensando em abordar todos os temas relacionados a gravidez, ao parto, puerpério e cuidados com o bebê”, reforça Simone.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais