- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sessão marca os 60 anos de emancipação de Guabiruba e de Botuverá


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na noite desta sexta-feira (9), uma sessão solene para comemorar os 60 anos de emancipação político-administrativa dos municípios de Guabiruba e Botuverá, no Vale do Itajaí. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores, em Guabiruba e reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades sociais dos dois municípios.  

Continua após o anúncio

O proponente da sessão, o deputado Osmar Vicentini (União), enalteceu a importância da solenidade e destacou que o Parlamento catarinense aprovou por unanimidade a realização do evento. “É uma grande honra para nós dos dois municípios receber o segundo Poder. Aqui se fez Guabiruba, se fez Botuverá. Hoje (9) é aniversário de Botuverá e amanhã (10) de Guabiruba. Minha descendência é de Botuverá e nasci em Guabiruba e tenho muito orgulho disso.”

Para o parlamentar, os dois municípios são formadas por pessoas trabalhadoras e honestas. “As homenagens foram para as pessoas que construíram e fizeram história. Vibramos e estamos felizes por estarmos conquistando tantas coisas para os dois municípios. Botuverá é formada por imigrantes italianos e Guabiruba de alemães, pessoas unidas, andam juntos para o desenvolvimento de Santa Catarina. Fui vereador por sete mandatos em Guabiruba, convivendo dia a dia com a população das duas cidades.”

Continua após o anuncio

O desembargador Carlos Prudência, que foi juiz da comarca de Brusque e implantou a primeira urna eletrônica do país na região em 1989, falou em nome dos homenageados. “São 60 anos de história, onde italianos e alemães, em Botuverá e Guabiruba respectivamente, então ambos no mesmo ano, 1962, depois os poloneses, fizeram que os dois municípios se desenvolvessem a tal ponto que hoje representam grande parte do PIB catarinense e nacional. Os dois municípios contam com indústrias pujantes e homens de destaque dentro do cenário catarinense, e um deles o deputado Osmar Vicentini.”

Prudêncio falou um pouco da urna eletrônica, lembrando a história do seu pioneirismo e as dificuldades para a implantação do modelo de voto eletrônico. “Na época poucos sabiam o que era um computador e as primeiras tratativas ocorreram no Fórum de Brusque, interligando a votação em Guabiruba e Botuverá.”

Continua após o anúncio

Ele destacou que a população dos três municípios foram testemunhas do que aconteceu. “Em 1988, quando juiz de comarca, introduzimos o voto eletrônico no mundo. Naquela ocasião, as pessoas mal sabiam o que era computador.”

O prefeito de Botuverá, Alcir Merízio (MDB), destacou a solenidade da Assembleia Legislativa no município de Guabiruba em homenagem as duas cidades. “É uma data histórica, comemoramos 60 anos de emancipação política-administrativa, então receber a Alesc é motivo de orgulho. Pelo que me lembro é a primeira vez que é realizada uma sessão solene nos dois municípios e é um motivo de muita alegria e de orgulho. Só temos que agradecer essa homenagem tanto para Guabiruba como para Botuverá.”

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), salientou a importância da sessão solene na região. “Para nós é um motivo de muita alegria e de orgulho. Também serei um dos homenageados, assim com a minha mãe, Maria Gertrudes Zirke, que também fez parte da história do município. É gratificante ver tantas pessoas e lideranças de Guabiruba e de Botuverá comemorando a data. Mostra a valorização das pessoas que nos antecederam e fizeram o que puderam para o desenvolvimento dos dois municípios. Gratidão à solenidade e agradecer aos deputados pela homenagem.”

O deputado estadual Kennedy Nunes (PTB) e o deputado federal Fabio Schiochet (União) não puderam comparecer a solenidade, mas encaminharam mensagens por vídeo parabenizando a população de Guabiruba e de Botuverá. O prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), prestigiou a solenidade e parabenizou os dois municípios pelos 60 anos de emancipação política-administrativa.  
 
Homenageados:

  • Desembargador Carlos Prudêncio;
  • Ex-prefeito e doutor Luiz Moser;
  • Pelo empreendedorismo e representatividade italiana, Newton Patrício Crespi;
  • Pelo empreendedorismo na região, Luciano Hang, representado pelo seu primo e diretor da Havan, Nilton Hang;
  • Prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB);
  • Prefeito de Botuverá, Alcir Merízio (MDB);
  • Prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP);
  • Vice-prefeito e fundador da Igreja Calvário de Brusque, Gilmar Doerner, representado pelo genro, Jackson Beilfuss;
  • Padre Marilton Nuss;
  • Diácono Edinalte Elias de Souza;
  • Senhora Maria Gertrudes Zirke;
  • Senhor Paulo Schaefer, o Pauleco;
  • Professor e diretor da Escola de Educação Básica Professor João Boss, Osnir Schlindwein;
  • Senhor Francisco Odisi;
  • Historiador Paulo Vendelino Kons, representado pelo vereador Natal Carlos Lira;
  • Compositor do hino de Guabiruba, o maestro José Nilo Valle;
  • Radialista Saulo Tavares.

Homenagens in memoriam:

  • Primeiro prefeito de Guabiruba, Henrique Dirschnabel, representado pelo seu filho, Roque Luís Dirschnabel;
  • Primeiro prefeito eleito de Guabiruba, Carlos Boos, representado pela sua filha, Bernadete Maria Boos Kormann;
  • Primeiro prefeito de Botuverá, Zeno Belli, representado pelo seu filho, Luiz Leão Belli;
  • Primeiro prefeito eleito de Botuverá, Sebastião Tomiu, representado pelo  presidente da Câmara de Botuverá. Alesc Sandro Venzon;
  • Pelo voto minerva na emancipação dos municípios de Guabiruba e Botuverá, João Martins, representado pelo seu filho, Ivan Martins;
  • Líder da Igreja Adventista de Guabiruba, senhora Paula Fuckner, representado pela sua filha, Lúcia Fuckner;
  • Pelo desenho do Mapa que nomeou Guabiruba, Érico Vicentini, representado pela sua filha, Maria Vanete Pieper.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais