- PUBLICIDADE GOOGLE-

Artistas de Itajaí lançam livro animado e videoclipes para o público infantil


Está lançado o livro digital “Pim e Pom: uma aventura musical” no canal do YouTube Musicaliza: Educação Musical. O livro digital audiovisual apresenta sonorização de paisagens e tem como temática a musicalização infantil, as propriedades sonoras e a música para crianças. Ele será disponibilizado de forma gratuita e on-line pelo YouTube e futuramente em um site que o projeto vem preparando.

Continua após o anúncio

A ideia de criar o livro digital nasceu em uma das dinâmicas de grupo do Musicaliza. Lançado em 2019, o projeto de educação musical para educadores, crianças da educação infantil, ensino fundamental e de educação inclusiva, buscou abranger as novas demandas de acesso à educação musical e se inserir neste novo meio de comunicação, que é a internet, com suporte de áudio e vídeo. Em 2020, o grupo passou por momentos de distanciamento social e as aulas on-line estimularam a criação de novas forma de educar por meio de câmeras e ferramentas digitais.

“Pim e Pom: uma aventura musical” conta a história de dois personagens do planalto e da planície, que decidem conhecer os sons presentes no relevo catarinense. Conhecem um pouco da fauna e da flora, e passam por desafios sonoros, para enfim conhecer o mar. A aventura musical apresenta sonorização das paisagens produzidas por Elieser de Jesus, Pim na voz da musicista Maria Eduarda Santos e Pom na voz do cantor Ubiratan Matos, além de narração da musicista e educadora, Debora Mazoti. 

Continua após o anuncio

Além do livro animado, durante junho e julho, videoclipes de duas músicas do Pim e do Pom e um website, que também integra o projeto, serão lançados nas redes do Musicaliza. Os materiais foram pensados para garantir o acesso de pessoas cegas ou de baixa visão à obra de musicalização infantil, bem como de pessoas surdas ou ensurdecidas, por meio da relação com as animações em vídeo. 

Produzido por uma equipe de designers e especialistas em animação 2D digital – a Belli Studio, o projeto utiliza o recurso da animação audiovisual, que permite que termos abstratos que compõe a música, como o grave e o agudo, ganham um apoio visual. O livro animado ganhou movimentos, sons e paisagens sonoras, e os videoclipes apresentam características de cada personagem, local onde mora e seu ritmo característico. 

Continua após o anúncio

“No videoclipe do Pim, por exemplo, aparece uma bolinha para quando é som grave e um estalinho para quando é som agudo. Isso é fundamental, especialmente para crianças com autismo que precisam de apoio visual para compreender os termos das propriedades sonoras”, diz a professora e musicista, Débora Mazoti, uma das idealizadoras do projeto.  

O projeto “Pim e Pom: publicação de livro audiovisual” foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Município de Itajaí. É possível acompanhar todas as novidades da iniciativa pelo perfil do Musicaliza no Instagram (@musicaliza.edmusical).

______________________

Informações adicionais:
47 9 96549105 – Assessora de imprensa / Camila Gonçalves

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais