- PUBLICIDADE GOOGLE-

Trato Pela Lagoa promove Mostra de Cinema Ambiental neste fim de semana


O Trato Pela Lagoa promoverá neste sábado (11) e domingo (12), a partir das 18h, a Mostra de Cinema Ambiental, com a exibição de uma curadoria especial de filmes em curta-metragem, entre documentários e infantis, tratando de questões relacionadas ao meio ambiente e com foco na Ilha de Santa Catarina. O evento cultural, aberto ao público em geral e à comunidade da Lagoa da Conceição, será realizado na Praça Bento Silvério, no Centrinho da Lagoa.
  
A primeira edição da Mostra de Cinema Ambiental integra as atividades de produção cultural, educação ambiental e mobilização social idealizadas pela engenheira sanitarista Sara Borém, do Trato Pela Lagoa, e realizadas pelo programa ambiental da Casan, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF).
 
A programação completa da Mostra de Cinema Ambiental, com sinopse de cada filme, será divulgada nas redes sociais do Trato (@tratopelalagoa) – siga e acompanhe a página para mais informações. 
 
No sábado (11), serão exibidos O ser curioso, de Júlia Machado, Aurora, de Radhi Meron, os episódios 1 e 4 da série A voz do Rio Vermelho, do Instituto Aprender Ecologia, e o episódio 1 da série Rendas ao vento, de Daniel Rodriguez. No domingo (12), serão exibidos A pandorga e o peixe, de Kátia Klock e Ivan de Sá, A paixão do Rio APA, de Sarah Pusch, e o episódio 3 de Rendas ao vento, além de uma reexibição de Aurora.
 
“Realizar essa mostra em praça pública nos dá a chance de refletirmos juntos, como comunidade, questões tão caras ao cidadão florianopolitano”, afirma a engenheira sanitarista e produtora cultural Sara Borém. “Deixamos um pouco de lado nossos perfis de redes sociais e nos encontramos lado a lado para juntos cuidarmos da nossa cidade e do nosso bairro”.
 
Para a realização da Mostra, o Trato Pela Lagoa contará com a presença da Expancine, van de cinema itinerante que possui equipamento de projeção movido a energia solar, que estará exibindo os filmes em uma tela acoplada ao veículo. A Mostra de Cinema Infantil e a Casa das Máquinas (pela Fundação Franklin Cascaes) apoiaram a produção do evento.
 
Produção cultural na Lagoa –  Antecipando a Mostra de Cinema Ambiental deste próximo fim de semana, o Trato Pela Lagoa realizou, em meados de maio, uma edição do projeto Cine Escola, com exibição de curtas-metragens infantis para todas as turmas da escola municipal João Francisco Garcez, do Canto da Lagoa.
 
Tanto o Cine Escola quanto a Mostra fazem parte de uma série de ações de mobilização social que o programa vem desenvolvendo com o objetivo de, em complemento às inspeções realizadas pelo Trato em milhares de imóveis da Lagoa, sensibilizar a comunidade para problemas ligados ao saneamento básico e à destinação correta do esgoto.
 
Desde os primeiros meses de atuação, em fevereiro de 2021, o programa realizou diversas ações de rua, com distribuição de materiais informativos, brindes e mudas de plantas, em contato estreito com a população. A partir de 2022, foram feitas, em diferentes pontos do bairro, intervenções de arte urbana assinadas por artistas de Florianópolis, incluindo a produção de um mural, o grafite de duas estações elevatórias e a Galeria de Arte Pluvial – uma série de bocas de lobo pintadas na Praça Bento Silvério, no Centrinho.
A Mostra de Cinema Ambiental vem para coroar e oferecer um fechamento especial à comunidade após quase dezoito meses de trabalho diário pela Lagoa da Conceição.
 
“Através da arte e da cultura é possível atravessar cada cidadão que passa pelo bairro,  a arte convida cada pessoa a refletir sobre sua participação no contexto em que está inserido. Desse modo, as ações do Trato Pela Lagoa se perpetuam para além da duração do programa e apontam para uma conscientização ambiental mais abrangente”, diz a produtora cultural Sara Borém, idealizadora das ações de mobilização social do Trato Pela Lagoa.
 
O programa – O Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. 
 
Realizado pela Casan, em parceria com a PMF, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução é da Tec Civil Construções.  
 
O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).


Continua após o anúncio

-->

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais