- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí recebe festival de artes para a infância


O 5º Festinfante, festival de artes dedicado às crianças, inicia nesta quinta-feira (09) e segue até a próxima quinta (16),em teatros, escolas, ruas e praças de Itajaí. Aberto ao público, o evento é totalmente gratuito e reúne espetáculos teatrais e de dança, show de música, performance, intervenção e oficinas. A programação completa está disponível em www.festinfante.com.br.

Continua após o anúncio

Os objetivos do Festinfante são proporcionar às crianças itajaienses o acesso às artes e suas múltiplas linguagens, habitar diferentes espaços da cidade e promover acessibilidade cultural para crianças com deficiências. Os ingressos para os eventos serão disponibilizados 1h antes nos locais de apresentação. As atrações que acontecerão nos dias de semana, com prioridade aos agendamentos escolares, já estão com os ingressos esgotados.

Neste ano, o festival celebra o retorno dos encontros presenciais, já que, na última edição, em 2020, a iniciativa foi realizada no formato on-line. “O 5º Festinfante tem gosto de reencontro, tem abraço, olho no olho, tem palmas na plateia, barulho de criança descendo do ônibus, tem correria e a imensa alegria do presencial”, diz Andréa Rosa, coordenadora geral e uma das curadoras do festival.

Continua após o anuncio

Ao todo, serão promovidas 20 atividades, distribuídas em 15 dias de programação, começando com ações de mediação a partir do espetáculo “PaPeLê – uma aventura de papel”, realizadas em escolas da rede municipal de Itajaí. A mediação vai proporcionar às crianças uma experiência prévia com o conteúdo da obra antes da ida ao teatro.

Programação

Continua após o anúncio

Para o público geral, a programação do 5º Festinfante inicia nesta quinta-feira (09), às 15h, com a peça teatral “Napoleão”, do grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza – CE), no Teatro Municipal de Itajaí. Na sexta-feira (10), a Téspis Cia. de Teatro (Itajaí – SC) apresenta “PaPeLê – uma aventura de papel”, às 9h, também no Teatro Municipal. A apresentação será acompanhada de debate (ação formativa). Já no sábado (11) e no domingo (12), às 15h, Rosa Primo (Fortaleza – CE) apresenta o espetáculo de dança “Iracema”, no Teatro Municipal de Itajaí.

Na segunda-feira (13), às 9h, o CEU das Artes de Itajaí será palco de “Cor de Quê”, produção itajaiense da MASS Produção. O espetáculo de narrativas de histórias para a infância será acompanhado de debate (ação formativa). Ainda na segunda, às 15h, a Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul – SC) apresenta “Miguel – o Cavalivreiro”, no Teatro Municipal de Itajaí. Já na terça-feira (14), às 15h, a Cia Circo de Bonecos (Salto – SP) apresenta “Circus – a Nova Tournée” também no CEU das Artes de Itajaí, no bairro São Vicente.

No dia do aniversário de Itajaí, quarta-feira (15), a programação está repleta de atrações. Às 10h, há “Percursos Afetivos”, projeto de narração de histórias itinerante, que irá realizar um trajeto de bicicleta pela cidade. A ação de Cadu Cinelli (Curitiba – PR) tem público limitado (20 crianças com suas bicicletas). À tarde, 14h, na Casa da Cultura Dide Brandão, a Artefactos Bascos (Cunha – SP) propõe uma performance de criação artística coletiva com e para crianças intitulada “C A M P O”. A ação também conta com limitação de público (25 crianças e seus pares adultos). Encerrando o feriado, às 17h, o teatro da Casa da Cultura Dide Brandão recebe o espetáculo “Canções para afastar o medo – Contos e Acalantos Latino Americanos”, da Qinti Companhia (Rio de Janeiro – RJ).

Para fechar a programação do 5º Festinfante, na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, a Orquestra Modesta (São Paulo – SP) apresenta “Canções para Pequenos Ouvidos 2”, no Teatro Municipal de Itajaí, às 15h. Além das apresentações e ações, duas oficinas serão realizadas ao longo da programação. No sábado (11), Mauro Filho (Itajaí – SC) ministra “Que dança estranha é essa?”, na sala de dança da Casa da Cultura Dide Brandão, às 10h. Até dez crianças (acompanhadas de seus pares adultos) podem participar inscrevendo-se antecipadamente pelo e-mail [email protected]. E na terça (14), das 8h às 11h, Mari Bigio (Recife – PE) realiza a “Oficina de Cordel” no CEU das Artes de Itajaí para turmas escolares já agendadas.

O Festinfante é um projeto da Patavinas Culturais, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Também é aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, do Município de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí.

Para conferir a duração das ações, indicação de idade recomendada e outros detalhes da programação, acesse o site do Festinfante: www.festinfante.com.br.

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais