Em visita a Prefeitura de Blumenau, Duda Amorim fala sobre aposentadoria aos 35 anos e sobre o seu futuro no Handebol


A blumenauense Eduarda Amorin (Duda) de 35 anos, visitou na manhã desta segunda-feira, dia 06, a Prefeitura de Blumenau. Na ocasião, a ex-atleta foi recebida pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. Durante a visita, Duda Amorim, conversou sobre a decisão de se aposentar, os projetos futuros e sobre a ligação afetiva que tem com a sua cidade natal.

“Eu já tinha tomado essa decisão de parar no final das Olimpíadas de Tóquio, porém a pandemia e uma proposta muito boa de continuar por mais uma temporada no meu Clube na Hungria me fizeram esperar mais um ano. Já estou com 35 anos e jogando no alto rendimento há muito tempo, agora é à hora certa de parar para descansar, passar mais tempo com a minha família, para o futuro pretendo desenvolver alguns projetos dentro do meio esportivo do handebol. Blumenau é a minha cidade natal, tenho o maior orgulho de levar para todos os lugares o nome da cidade que foi fundamental na formação da atleta que eu fui, os meus primeiros passos dentro do handebol foram dados em Blumenau, uma cidade que sempre me acolheu e me prestou lindas homenagens ao logo da minha carreira”, disse Duda Amorin.

O prefeito Mário Hildebrandt fez questão de agradecer à agora aposentada Duda Amorin por ter transformado o handebol brasileiro em uma potencia esportiva mundial. “Quero aqui demonstrar o nosso orgulho por todas as suas conquistas e nossa gratidão por ter levado o nome de Blumenau a tantos lugares do mundo! Que Deus siga abençoando sua caminhada e sua família nessa nova fase de sua vida profissional e pessoal. Blumenau agradece e sente muito orgulho de sua trajetória”, afirmou.

O início de tudo

Incentivada por sua irmã mais velha, Ana Amorim, que também foi jogadora de handebol e chegou a defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Duda fez a sua iniciação esportiva na modalidade de handebol em Blumenau aos 11 anos de idade.

Durante a sua formação de base, participou de várias competições estaduais, representando sua cidade natal na competição mais importante do Estado de Santa Catarina. Duda Amorim foi campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) por Blumenau. Além do Jasc, a blumenauense foi campeã do Mundialito Juvenil em Portugal, e do Sul-Americano Juvenil, atuando nas categorias de base da Seleção Brasileira.

Carreira Profissional

Profissionalmente Duda defendeu, ao longo de 20 anos, quatro clubes: dois brasileiros e dois europeus e a sua primeira convocação na Seleção Brasileira aconteceu no ano de 2006. Com uma carreira extremamente vitoriosa, elevou o handebol feminino brasileiro a outro patamar.

Prêmios

Duda Amorim construiu uma carreira sólida e irretocável, sendo a única atleta fora do continente europeu a ser eleita como a melhor jogadora de Handebol do mundo da última década. Em seu currículo, constam diversas conquistas expressivas nos clubes que defendeu pela Seleção Brasileira. Duda foi Pentacampeã da Liga dos Campeões da Europa de Handebol; Decacampeã do Campeonato Húngaro; Decacampeã da Copa da Hungria; Tetracampeã do Campeonato Macedônio de Handebol e Tetracampeã da Copa Macedônia de Handebol, além de ser vice-campeã da Liga dos Campeões da Europa de Handebol, e vice-campeã da Liga Nacional de Handebol Feminino.

Pela Seleção, Duda conquistou o Campeonato Mundial de Handebol Feminino e o tricampeonato dos Jogos Pan-Americanos. Individualmente a atleta de Blumenau teve o seu talento reconhecido com os prêmios de Melhor jogadora do mundo de 2014; MVP do Campeonato Mundial de Handebol, Melhor jogadora da Europa em 2019 e Melhor defensora da Liga dos Campeões da Europa nos anos de 2016, 2017 e 2019.

Programa Bolsa Desportista

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Esporte, promove através de beneficio financeiro, acesso à formação esportiva desde a iniciação até o alto rendimento para mais de 500 desportistas entre atletas, paratletas e membros comissões técnicas de rendimento ou de iniciação esportiva, de 33 modalidades esportivas representadas por 55 equipes de Blumenau.  Em 2022, a Prefeitura de Blumenau  investirá cerca de R$ 6 milhões de reais no programa de apoio financeiro, os repasses são feitos aos beneficiários de forma mensal pelo período de 12 meses. 

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 07/06/2022 08:45 – 10 visualizações

Fotos

Comente com o Facebook