- PUBLICIDADE GOOGLE-

Covid-19: pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde já podem receber a segunda dose de reforço em Blumenau


A partir desta segunda-feira, dia 6, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) em pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde. A dose é destinada àqueles que receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses. 

Continua após o anúncio

A aplicação acontece sem necessidade de agendamento, conforme disponibilidade de doses, nas salas de vacina das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacina ativa. A lista de locais está disponível no site da Prefeitura blumenau.sc.gov.br/salasdevacina.

A ampliação dos novos públicos atende a orientação do Ministério da Saúde (MS) por meio das Notas Técnicas nº 36 e 37. A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro (04) meses após a primeira dose de reforço. As vacinas utilizadas para a aplicação desta dose podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Continua após o anuncio

Trabalhadores da saúde
A Nota Técnica 37 do Ministério da Saúde considera trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde conforme descritos no Ofício-Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021, e Nº 156/2021/SVS/MS, de 11 de junho de 2021. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado (não estão inclusos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado).

Públicos, documentação e locais de aplicação da vacina contra a Covid-19:

Continua após o anúncio

Primeira dose para pessoas acima de 5 anos: aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa – lista disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina, sem agendamento. Apresentar carteira de vacinação e documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.

Segunda dose: é destinada a pessoas que já receberam a primeira dose da vacina e estejam no prazo para a segunda dose. Estas pessoas, inclusive aquelas com a vacina atrasada, devem procurar uma das unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa – lista disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina, sem necessidade de agendamento. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Dose de reforço: é direcionada a pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses, sem necessidade de agendamento. No caso de gestantes e puérperas, o prazo para a dose de reforço é de quatro meses. A vacinação acontece nas unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa – lista disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Quarta dose: é destinada a pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde que já receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses. A quarta dose também é destinada a pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses, não há necessidade de agendamento. A relação das doenças contempladas está disponível em bit.ly/publicosvacina. É necessário apresentar declaração médica comprovando a condição. A aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa – lista disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina, sem agendamento.

postada em 06/06/2022 16:23 – 5 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais