Secretaria de Educação organiza torneio de Othello das escolas municipais

- PUBLICIDADE -


Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Estimulado nos Clubes de Matemática, o Othello, um jogo estratégico que desenvolve as capacidades de concentração, memorização e raciocínio lógico, terá um torneio das escolas municipais neste ano, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. O torneio a ser realizado na sexta-feira (27) no ginásio da escola Serafina Milioli Pescador, será o campeonato com a maior quantidade de participantes que já aconteceu no Brasil.

Segundo a coordenadora de clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a classificação para o torneio está sendo realizada de forma on-line com a participação de 376 estudantes, em jogos disputados durante os encontros nos Clubes de Matemática nas escolas, pelo site https://bit.ly/39L9NaW.

“Durante as partidas cada estudante joga duas vezes e, somam-se as peças adquiridas no jogo. A classificação final, por escola, será divulgada na terça-feira (24), e os estudantes com as quatro melhores pontuações estão classificados. A próxima etapa acontecerá na escola Serafina Milioli Pescador, com partidas entre três e cinco rodadas de 10 minutos cada”, explicou.

A professora do clube, Lilian Pizoni Bonfanti, conta que todos os estudantes estão motivados para participar do projeto. “Muitos conheceram o jogo neste ano, mas logo aprenderam e começaram a criar estratégias para vencer, deixando a tarde muito divertida”, ressaltou.

Já para a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, essas atividades contribuem para trazer novas formas de ensino nas salas de aula. A teoria é essencial no processo educativo, mas também é importante levar essas práticas diferenciadas aos alunos no processo de aprendizagem. “Desse modo, trazer atividades que eles não costumam realizar, como os jogos e os desafios, ajudam a trazer o gosto pela matemática e o gosto na prática de estudar. Desenvolvendo a comunicação, o respeito ao próximo, o trabalho colaborativo e a competitividade saudável”, ponderou.

Ainda, conforme o secretário de educação, Miri Dagostim, esses torneios que acontecem dentro das escolas municipais, também contribuem trazendo interações e vínculos entre os alunos que participam. “São interações e atividades que sempre acrescentam e beneficiam nos estudos, sendo práticas importantes para a vida pessoal e, também, para a vida profissional que eles realizarão no futuro”, enfatizou.

Sobre o jogo

O Othello ou Reversi é um jogo de tabuleiro de estratégia para dois jogadores, tendo como meta capturar as peças adversárias e transformá-las na sua cor. Há sessenta e quatro peças de jogo idênticas chamadas discos, que são brancas de um lado e pretas do outro. Os jogadores se revezam colocando peças no tabuleiro com a cor atribuída voltada para cima.

Durante uma jogada, quaisquer peças da cor do adversário que estejam em linha reta horizontal, vertical ou diagonal e limitados pelo disco acabado de colocar e, outro disco da cor do jogador atual, serão revertidos viradas à cor do jogador atual e, ganha o jogador que tiver mais peças capturadas.