Audiência discute problemas no abastecimento de água do rio Itajaí-Mirim

- PUBLICIDADE -


Audiência pública proposta e coordenada  pelo  presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL) vai discutir nesta  terça-feira, 24,  partir das 19 horas, no auditório do curso de Direito da Univali, em Itajaí,  a situação hídrica  do Rio Itajaí –  Mirim  , responsável pelo abastecimento de água potável de diversos  municípios da região. Está prevista a participação de autoridades, técnicos do setor, lideranças classistas e comunitárias, além de ser aberta ao público em geral .

Segundo o parlamentar ,  o objetivo é debater medidas para conter o assoreamento e a poluição de trechos do rio , o que tem impactado na queda da qualidade da água do principal manancial de abastecimento de água potável da população de Itajaí, Brusque e Navegantes, segundo informações e reclamações de lideranças da comunidade regional e que tem sido enviadas desde o ano passado para a Comissão  do Meio Ambiente , além de constatações de visitas diretas ao local. 

De acordo com Ivan Naatz, dados preliminares indicam que os altos índices do crescimento  econômico e populacional da região nos últimos anos também tem  contribuído para causar impacto na questão da captação e abastecimento de água, além de casos de poluição industrial verificados ao longo do curso do rio , sendo alguns já confirmados por decisão judicial na área do município de  Brusque , segundo exemplifica.

“O problema não é novo,  mas continua sem solução,  e é preciso ampliar o debate  e unir forças entre órgãos públicos , privados e comunitários para encaminhar soluções em nome da preservação da qualidade de vida da população e do futuro da economia turística da região “, observa Naatz. Ele acrescenta que a audiência pública também debaterá perspectivas da construção da Barragem de Botuverá , prevista neste município já há vários anos por projeto do governo do Estado e que tem o objetivo de  ampliar o abastecimento de água da região, além de conter enchentes.

* Comunicação –  Em 24 05 – 22
Outras informações – 48 – 91018946