17.8 C
Balneário Camboriú
InícioSua RegiãoBlumenauPrefeitura de Blumenau firma parceria com a APAN Vôlei para implantação de...

Prefeitura de Blumenau firma parceria com a APAN Vôlei para implantação de 7 Polos esportivo da modalidade em Instituições de Ensino de Blumenau


Na manhã desta sexta-feira, dia 20, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o Acordo de Cooperação que estabelece parceria entre a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação e a Associação Professor Artur Novaes (APAN Vôlei).

O ato de assinatura ocorreu no Setor Biergarten do Parque Vila Germânico, na ocasião também se fizeram presentes a vice-prefeita Maria Regina Soar, a secretária de Educação Patrícia Lueders, Sandro Melo, diretor técnico da APAN, André Donegá técnico de vôlei e idealizador do projeto “APAN/Eleva Voleibol para vida”, e demais autoridades civis convidadas.

O objetivo da parceria é implantar sete polos na modalidade de Voleibol nas Instituições de ensino: Machado de Assis, Alberto Stein, Henrique Alfarth, Pedro II, Quintino Bocaiúva, Francisco Lanser e Anita Garibaldi. A proposta é incentivar e ampliar prática de voleibol para aumentar o número de praticantes e promover a inclusão social através do esporte.

A APAN pretende atender com o projeto “APAN/Eleva Voleibol para vida” cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental, no contraturno escolar, aplicando treinamentos técnicos, táticos e físicos para desenvolver aptidões esportivas e sociais, habilidades motoras gerais e conhecimentos específicos de voleibol, como as regras e técnicas de jogo, além de incutir valores do esporte como disciplina, dedicação, incentivo ao cumprimento das regras, respeito aos instrutores, jogadores, árbitros, adversários e torcedores.

Além disso, o projeto também almeja aprimorar os fundamentos e os mecanismos de integração entre amigos, família, educadores e escola, através de atividades de recreação, e uma metodologia lúdica e sistematizada que possui um caráter educativo e instrutivo. O Voleibol é atualmente o segundo esporte mais popular do Brasil e uma importante ferramenta escolar para o desenvolvimento de valores para a vida dos estudantes.

Sobre a Associação Professor Artur Novaes – APAN/VÔLEI

A Associação Professor Artur Novaes (APAN) recebeu esse nome em homenagem póstuma a um dos maiores incentivadores do esporte em Blumenau. Considerado o “pai do vôlei” da cidade, Artur Novaes foi um ícone do esporte estadual, responsável por conquistas em diversas modalidades, pela descoberta e pelo desenvolvimento de grandes talentos.

Em 1977, Artur começou a trabalhar na Escola Barão do Rio Branco, na área de Educação Física. Nesta época formou as primeiras equipes de vôlei, que treinavam em uma quadra de cimento, onde hoje está localizado o ginásio da Escola Barão. Em 1984 fundou o Clube Escolar Barão do Rio Branco, passando a disputar competições regionais e estaduais de voleibol.

Nos anos 90, a equipe se consolida como a principal formadora de talentos do voleibol catarinense e uma das principais do Brasil, mais de 30 atletas, de diferentes categorias das Seleções Brasileiras, passaram pelas categorias de base.

Em 1996 a equipe passa a se chamar Barão/Ceval. Em 1998 disputava sua primeira Liga Nacional. Foram seis participações na primeira divisão, sendo a última sob a denominação de Soya/Blumenau (Associação Blumenau Pró Vôlei). Em 2013, a equipe de Voleibol Masculino de Blumenau muda seu nome para APAN (Associação Professor Artur Novaes), em homenagem do seu fundador e maior incentivador.

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 20/05/2022 11:45 – 4 visualizações

Comente com o Facebook
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99805.5030
- Advertisment -

Mais Lidas

Enviar mensagem
Envie FOTOS, VÌDEOS, ÁUDIOS, DENÚNCIAS ou sugestões de pauta para a equipe da redação!