- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí inaugura Espaço AMAmentar para incentivar o aleitamento materno


O Município de Itajaí inova nas iniciativas de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno com a inauguração do Espaço AMAmentar. Projeto inédito em âmbito nacional, o local foi aberto à população nesta quinta-feira (17). Localizado no Centro Integrado de Saúde (CIS), o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e tem como missão auxiliar na melhora dos indicadores relacionados à amamentação e na redução da morbimortalidade infantil.

Continua após o anúncio

O Espaço AMAmentar Itajaí é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, proposta pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da Supervisão da Saúde da Criança e da Responsável pelo Serviço de Nutrição. O trabalho de estímulo ao aleitamento materno iniciou em 2015 pelas unidades de saúde do município.

“Nós criamos este espaço, que é único no Brasil, onde conseguimos juntar três tipos de serviços no mesmo local: é um espaço para que as mães possam amamentar seus filhos com tranquilidade, onde elas podem tirar o leite com segurança e ter orientações de manejo, e também é um ambulatório para atender as mães em fase de amamentação com dicas e cuidados importantes. Com esse projeto acreditamos que iremos continuar salvando muitas vidas, pois o leite materno é fonte de vida”, destacou o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Continua após o anuncio

O novo espaço conta com um ambulatório especializado, com agenda programada, no qual a enfermeira responsável prestará orientações sobre amamentação e fará os encaminhamentos necessários para as lactantes, ou seja, as mulheres que amamentam. Essas mulheres também contarão com um espaço reservado para amamentar seus filhos ou tirar o leite.

“Este espaço foi concebido e idealizado para que cada detalhe possa ajudar nas ações de promoção da saúde das crianças do Município de Itajaí. É uma importante estratégia para aumentar o índice de aleitamento materno nos primeiros meses de vida e, também, até dois anos ou mais. Assim reduzindo a morbimortalidade infantil”, explicou uma das idealizadoras do projeto e supervisora da Saúde Infantil do Município, Camila Santos do Couto.

Continua após o anúncio

Além da participação dos servidores da Saúde, o evento de abertura do espaço também contou com a presença de autoridades e da população. “Esta é uma inauguração maravilhosa, pois envolve mãe, criança e infância. Costuma-se dizer que a criança é o futuro, mas a criança precisa ser também o presente. Itajaí já realizou três mil acompanhamentos de pré-natal e 7 mil exames laboratoriais de acompanhamento em 2021. Esta é uma realização para melhorar a qualidade de vida da sociedade itajaiense”, completou a primeira-dama de Itajaí, Nausicaa Morastoni.

O Espaço AMAmentar Itajaí fica localizado em frente ao prédio administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí, no Centro Integrado de Saúde. O endereço é Avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente. 

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais