- PUBLICIDADE GOOGLE-

Serviço do Banco de Leite Humano vai além da doação de leite materno


Esta quinta-feira, dia 19, marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em Blumenau, todas as gestantes ou mulheres que deram à luz podem contar com suporte do Banco de Leite Humano de Blumenau (BLH). Há mais de 20 anos, a unidade atua como rede de apoio para auxiliar as mães e fornece leite doado aos bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal.

Continua após o anúncio

Referência no Médio Vale do Itajaí a estrutura conta com cerca de 70 mulheres que contribuem doando leite todos os meses. Toda mulher saudável que esteja amamentando e que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde pode doar o leite materno. O leite materno doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. 

O Banco de Leite Humano presta um serviço que vai além da doação de leite. O serviço oferece durante o ano todo, atendimento integrado que permite o suporte psicológico justamente no período em que as mães estão com muitas dúvidas sobre como amamentar a criança. A estrutura que possui cerca de 15 servidores, conta com enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica pediatra, psicóloga, odontopediatra, farmacêutica bioquímica e agente administrativo.

Continua após o anuncio

Desde o inicio do ano, o Banco de Leite já forneceu mais de 530 litros de leite materno a bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal de outras cidades também são beneficiados. O leite materno possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico do bebê.

A moradora do bairro Badenfurt, Letícia Mandel, que deu à luz a uma menina há um mês, destaca a importância do serviço oferecido gratuitamente. “O Banco de Leite é maravilhoso. Eles têm um suporte excelente. A amamentação precisa ser um momento prazeroso, e as vezes a gente sabe que não é – porque a gente sente dor, que é sofrido. Meu primeiro filho eu amamentei até os dois anos e quatro meses de idade e com certeza foi por conta da ajuda que recebi do Banco de Leite. Sem eles eu não teria conseguido”, afirma Letícia, que também doa de leite materno por meio do BHL.

Continua após o anúncio

A coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, Viviani Penha Marquês, fala da importância do serviço multidisciplinar oferecido na rede pública. “O serviço permite que as mães sem muita experiência ou até mesmo as mais experientes, que estejam enfrentando problemas para amamentar os bebês, contem com atendimento especializado no Banco de Leite. O acolhimento é muito importante no momento de incertezas e dúvidas por parte das mães”, salienta. 

Certificado Padrão Ouro
O Banco de Leite Humano de Blumenau possui certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.

Banco de Leite Humano de Blumenau
O Banco de Leite presta atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldade para amamentar. O atendimento mediante agendamento pode ser feito pelo telefone (47) 3381-7570 ou também de forma presencial. A unidade está localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, sala nº 12 – na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, defronte à Policlínica.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 18/05/2022 15:20 – 12 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais