- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretária Municipal de Educação de Blumenau participa da elaboração e do lançamento do Programa “Primeira Infância na Escola” do Governo Federal


A Secretária Municipal de Educação de Blumenau e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina e Região Sul (UNDIME/SC), e coordenadora de Educação Infantil do grupo de educação infantil junto ao Ministério da Educação (MEC) Patrícia Lueders, participou na manhã desta terça-feira, dia 17, juntamente com o ministro da Educação, Victor Godoy,  e do secretário nacional da Educação Básica, Mauro Rabelo, da cerimônia de lançamento  e apresentação do Programa Primeira Infância na Escola. A cerimonia aconteceu em Brasília e foi transmitida para todo o Brasil através do canal do Youtube do MEC. O Programa Primeira Infância na Escola, criado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação, tem como objetivo construir parcerias de iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil, e fortaleçam o desenvolvimento integral e promova a aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade.

Continua após o anúncio

Em seu discurso o Ministro da Educação Victor Godoy agradeceu a secretária de Educação Patrícia Lueders pela sua colaboração na construção do Programa Primeira Infância. “É muito simbólico a formação dessa mesa de autoridades, com a participação de representantes de vários órgãos, porque essa é mais uma parceria que o Ministério da Educação firma, no sentido de fomentar e garantir o direito de uma educação igualitária e de qualidade, nós temos trabalhado com muitas pessoas em uma perspectiva de que a importância da educação tem que ser de todos e isso nós temos hoje. Essa política da Primeira Infância foi construída com muitas mãos, inclusive com a participação da secretária de Educação do município de Blumenau e presidente da UNDIME/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, o que demonstra que o MEC trabalha de mãos dadas com todos aqueles que querem contribuir com uma educação pública de qualidade”, afirma.

“É uma honra os mais de cinco mil municípios no que se refere a Educação Infantil e que hoje a cidade de Blumenau de destaca na sua proposta pedagógica da primeira infância e foi onde colaboramos através da vivência e experiência da nossa cidade na construção de um programa inédito voltado para a Educação Infantil”, destaca a secretária Municipal de Educação de Blumenau e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina e Região Sul (UNDIME/SC), Patrícia Lueders.

Continua após o anuncio

Primeira Infância de Blumenau é Referência Nacional

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, é referência nacional nas concepções que norteiam as práticas pedagógicas e na mudança de cultura em relação à Primeira Infância. A educação Infantil deixou de ser tratada apenas como creche para cuidado de crianças e passou a ser parte integrante da Educação Básica, com inovações pedagógicas, planejando as diferentes situações das vivências e das experiências vividas pelas crianças nos espaços dos CEIs de Blumenau, através de novas abordagens para momentos como da alimentação, do descanso, musicalização e linguagem do movimento, tratando as crianças como protagonistas no dia a dia escolar.

Continua após o anúncio

Para o Prefeito Mário Hildebrandt a primeira infância é parte fundamental na educação e formação de nossos cidadãos. “Em Blumenau, os CEIs fazem parte integralmente da Educação Básica e possuem Currículo específico para esta etapa, pois entendemos que não devem apenas prestar um serviço assistencial e sim é o início da aprendizagem dos pequenos que aprendem por meio das interações e brincadeiras, onde os profissionais da Educação Infantil planejam com intencionalidade estes momentos. E nos deixa muito felizes saber que isso foi também usado como modelo na esfera federal e virou Programa Nacional do Ministério da Educação. A formação dos profissionais e cidadãos passa pela educação, mas passa também pela convivência dentro de casa, com os pais e familiares. E é essa junção de fatores que buscamos diariamente fazer na Educação Infantil de Blumenau”, destaca.

Assessor de comunicação: Emerson Jose Geraldo

postada em 18/05/2022 16:48 – 16 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais