- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dia 18 de maio é marcado pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. Essa data busca engajar a sociedade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual.

Continua após o anúncio

A violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar e explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes. Portanto, a violência sexual pode acontecer de duas formas: pelo abuso sexual e pela exploração sexual.

O abuso sexual acontece quando há a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração está relacionada quando utiliza-se a criança ou adolescente para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeira ou de outras espécies, como objetos de valor e outros elementos de troca.

Continua após o anuncio

Toda a comunidade tem como dever garantir para as crianças e os adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e à exploração sexual. Por tanto, é necessário que se denuncie quando souber de algum caso.

Confira os meios de denúncia do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes:

Continua após o anúncio

– Disque 100;

– Conselho Tutelar: telefone de plantão: (47) 99977-9866;

– Polícia Civil e delegacias especializadas: telefone 197;

– Polícia Militar: telefone 190;

– Polícia Rodoviária Federal: telefone 191;

– Para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie

Caso Araceli

Araceli foi uma menina de oito anos que teve seus direitos violados na cidade de Vitória , no Espírito Santo. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. E apesar da natureza hedionda, o crime continua impune até hoje.

O caso aconteceu em 18 de maio de 1973 e chocou o país inteiro. Através da Lei Federal 9.970/2000, esta data foi escolhida para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

postada em 17/05/2022 14:02 – 6 visualizações

Fotos

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais